Assembleias! Saiba como torná-las mais atrativas

Quem já compareceu a uma reunião de condomínio sabe que a maioria dos moradores não costuma participar. O baixo quórum acontece mais nas chamadas Assembleias Gerais Ordinárias, nas quais são discutidos temas importantes, como eleição do síndico, aprovação da previsão orçamentária e das contas do exercício anterior, entre outros. O número também não é tão significativo nas assembleias extraordinárias, na qual são colocados em discussão itens como segurança, aprovação de obras, e muito mais.

A participação do morador é de grande importância para que ele fique por dentro de tudo o que acontece no condomínio, ou até mesmo, para que possa dar alguma opinião. Afinal de contas o espírito colaborativo é muito relevante para quem vive em sociedade. Mas como estimular que as pessoas comparecerem com maior frequência nas assembleias? Temos algumas dicas.

Um dos fatores que pode atrair moradores para reuniões no condomínio é mesclar temas importantes com outros mais atrativos aos condôminos. Além disso, o síndico pode encurtar as assembleias colocando assuntos apenas relevantes. As reuniões longas e cansativas costumam espantar qualquer um.

E que tal tornar o momento mais atrativo por meio de um coquetel, um lanche, um sorteio? Não tem quem não goste de uma boca livre. A união perfeita do útil ao agradável.

Outra opção é criar comissões específicas para que todos os condôminos possam participar, como, por exemplo, comissões de decoração, de obras e de síndicos-mirins, dentre outros.

E para fechar é importante que o síndico se atente ao melhor horário para marcar a reunião, decidindo por um que seja positivo para a maioria dos moradores.

 

Lise Lobo