Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Copa da Mundo e os cuidados dentro dos condomínios

Gritos, gols, cantoria, torcida organizada, família reunida. Quando chega a Copa do Mundo esse é o cenário da casa de muitos brasileiros. E quem mora em condomínios não é diferente. No entanto, os cuidados devem ser redobrados e é preciso ficar atento ao limite de uma comemoração. Nesses locais existem regimentos internos e leis que devem ser obedecidas principalmente quando o assunto é barulho.

A advogada condominial Lessiene Sardinha, lembra que o exagero da torcida, como gritos, provocações e cantorias podem gerar multas para os condôminos. “Conforme dispõe o Regulamento Interno, o barulho deve ter hora certa para começar e acabar. Ocorre que aqueles torcedores fanáticos sempre desrespeitam as normas”, explica.

A especialista lista ainda o que não é permitido durante os jogos. “A utilização de fogos de artifício dentro do condomínio; volume da televisão ou telão além do limite permitido; gritaria, algazarras e música alta”. Segundo Lessiene é importante lembrar que nem todo mundo está na mesma sintonia, não podendo fazer com que a animação de uns seja imposta aos demais moradores.

É prática bastante comum durante a Copa do Mundo os condôminos colocar uma bandeira na varanda do apartamento. Mas, antes de pendurá-la, é preciso verificar se na convenção do condomínio não há proibição para esse tipo de alteração na fachada. “Via de regra não pode expor, contudo, na prática a tolerância em épocas festivas costuma ser maior”, pontuou. Para evitar qualquer tipo de penalidade, Lessiene sugere levar para a assembleia deliberar sobre bandeiras na época da copa.

Tecnologia x Solução

A tecnologia dentro do condomínio pode ser uma aliada neste período de Copa do Mundo. Tanto para organizar os moradores para assistir as partidas em conjunto, assim como na hora de relatar algum possível excesso de um condômino à administração, ou até mesmo ter acesso com rapidez ao Regimento Interno. Todas essas possibilidades podem se tornar real através do aplicativo de gestão condominial My Cond.

Com a ferramenta é possível ainda promover enquetes, como por exemplo, perguntar aos moradores se na hora dos jogos as torcidas estão liberadas, ou organizar uma festa de comemoração, no caso da seleção brasileira levar o título. Tudo isso feito utilizando o celular. Com o My Cond o dia a dia dentro do condomínio é simplificado tanto para o síndico como para o condômino, e os maiores problemas são solucionados com apenas alguns clicks.