Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

As 6 fraudes mais comuns cometidas por administradoras de condomínios

Ao recrutar um administrador de condomínio, não se espera que seja vítima de fraudes ou enganos. No entanto, infelizmente, existem casos de síndicos e condôminos que passam por situações semelhantes.

Embora possa ser uma situação desagradável, os moradores podem incorrer em grandes perdas financeiras. Para advertir os síndicos e condôminos, e para evitar que isso aconteça com você, é essencial que saiba quais são os tipos mais comuns de fraude.

Nesse artigo, vamos descrever as 6 fraudes mais comuns cometidas por administradoras de condomínios e como você pode evitá-las.

Fraude de Taxas e Contribuições

Uma das fraudes mais comuns cometidas por administradoras de condomínios é a de taxas e contribuições. Isso acontece quando os administradores aproveitam a oportunidade para cobrar taxas ou contribuições extras que não estavam acordados previamente com os síndicos, propriedades ou outras partes interessadas.

LEIA TAMBÉM: 10 pontos importantes na escolha da Administradora Condominial

Normalmente, eles fazem isso cobrando taxas que não são devidas. É muito importante que os síndicos acompanhem de perto as contas de taxas e contribuições para garantir que não estão sendo cobradas indevidamente.

Fraude de Documentos

Outra fraude comum cometida por administradoras de condomínios é a fraude de documentação. Isso acontece quando um administrador altera documentos relacionados ao condomínio, como contratos e regulamentos, para obter vantagem de outra parte.

Isso pode acontecer quando, por exemplo, um administrador altera um contrato para reduzir indevidamente as obrigações de pagamento da parte do mesmo.

Então, é importante ter cuidado, ler cuidadosamente os documentos e assinar apenas aqueles que estiverem de acordo com o que foi acordado.

Fraude de Serviços

Fraude de serviço é uma das fraudes mais comuns cometidas pelos administradores. Essa fraude acontece quando o administrador cobra preços exagerados por serviços que não entregam ou não cumprem.

Isso pode incluir serviços de manutenção, limpeza, segurança e outros serviços gerais. Para evitar esse tipo de fraude, é importante verificar as referências da empresa administrativa, verificar os preços cobrados por outras empresas e obter várias cotações antes de contratar.

LEIA TAMBÉM: Conheças as atribuições de uma administradora de condomínios

Fraude de Gerenciamento de Bens

Fraude de gerenciamento de bens é uma outra fraude comum cometida pelas administradoras de condomínios. Isso acontece quando uma empresa administrativa gerencia mal os bens do condomínio e prejudica a propriedade dos condôminos.

Isso normalmente ocorre quando administradoras negligenciam a inspeção dos prédios, não tratam os problemas de manutenção imediatamente ou omite informações importantes dos condôminos sobre as condições do prédio.

Como evitar cair nesta fraude? É importante que os síndicos realizem regularmente a inspeção de todos os bens do condomínio e se mantenham atualizados com as regras e regulamentos.

Fraude de Cobrança

Outra fraude comum cometida por administradoras de condomínios é a fraude de cobrança. Isso acontece quando o administrador cobra comissões e taxas indevidas ou no momento errado.

Além disso, também acontece quando o administrador emite recibos irregulares ou cobra uma taxa maior do que o acordado. Por este motivo, é importante que os síndicos verifiquem o extrato bancário regularmente e que os condôminos verifiquem os seus extratos para garantir que todas as taxas estão corretas.

Fraude de Planos de Previdência

Uma outra fraude comum cometida pelas administradoras de condomínios é a fraude de planos de previdência. Isso acontece quando o administrador cria planos de previdência para si mesmo que não cumprem os requisitos exigidos pelo governo e/ou comissão.

Por isso, é importante que os síndicos verifiquem os planos de previdência oferecidos pelo administrador para garantir que eles estão de acordo com as regras e regulamentos vigentes.

LEIA TAMBÉM: Administradora de Condomínios: como aplicativo pode aumentar retenção de clientes

Ao gerenciar um condomínio, existem muitas fraudes que os administradores podem cometer. Sendo assim, é importante estar atento e descobrir quais são as fraudes mais comuns cometidas pelas administradoras de condomínios e como evitá-las.

Se você tiver dúvidas sobre como funciona ou qual a melhor solução para o seu condomínio, clique aqui e tire dúvidas online com nosso especialista condominial.

© 2024 - MyCond - Todos os Direitos Reservados