Seu condomínio é transparente? Fique atento!

Transparência dentro de condomínios está diretamente ligada à prestação de contas. Assim como na nossa casa, um condomínio possui gastos, a diferença é que todos esses gastos são pagos pelos condôminos por meio da taxa condominial. E nada mais justo do que cada morador saber como esse dinheiro está sendo utilizado. A prestação de contas é obrigatória de acordo com o artigo 1.348 do Código Civil e deve ser realizada anualmente ou quando solicitada. Quanto mais clara essas informações, maior a transparência entre condomínios e condôminos.

AUDITORIAS

A auditoria preventiva mensal é o um dos primeiros passos quando o assunto é transparência. Para que isso aconteça é indicado contratar uma empresa auditora. Ela vai disponibilizar um profissional para auditar a pasta de contas mensalmente e indicar se o material está dentro do esperado ou não. É importante que todos os moradores tenham acesso ao relatório final.

BOLETOS

Umas das formas utilizadas com sucesso na prestação de contas é a apresentação do balancete no boleto de pagamento da taxa condominial. Esse balanço mostra aos condôminos qual a situação financeira do condomínio.

INFORMATIVOS

Em todo o condomínio muitas informações, a exemplo de possíveis obras, eventos e serviços, são passadas em informativos fixados nos elevadores ou áreas de maior trânsito de pessoas. Essa é uma forma eficaz e bastante comum no quesito transparência, quando utilizada corretamente, ou seja, informações corretas e colocadas com antecedência.

REUNIÕES

As reuniões de conselho e a disponibilidade do síndico também são atividades importantes para a transparência na prestação de contas do condomínio. A reunião do conselho acontece mensalmente entre os conselheiros do condomínio e o síndico deve estar presente. Os moradores também podem participar. O síndico também precisa sempre estar disponível para esclarecer as dúvidas dos moradores. Essa reunião individual deve ser agendada com antecedência.

ORÇAMENTOS

Condomínio transparente sabe que para realizar serviços, obras e compras diversas é importante que as contas sejam prestadas por meio dos orçamentos de, no mínimo, três fornecedores. Essa é uma maneira que o síndico possui de comprovar a melhor escolha em caso de dúvidas posteriores de algum morador. E o mais importante é que essas informações devem ser acessadas pelo morador que mostrar interesse.

PLATAFORMAS

A tecnologia pode ser uma importante aliada quando o assunto é transparência. Com o aplicativo My Cond, por exemplo, o condomínio consegue se comunicar com os moradores e disponibilizar a prestação de contas mensal incluindo contas quitadas diversas como água, notas fiscais, documentos etc.

 

Lise Lobo