Contas do condomínio. Não entre no vermelho!

Para o condomínio manter as contas em dia e evitar entrar no vermelho é importante ficar atento a alguns pontos. Cada um, síndico, conselheiro e morador pode fazer sua parte para manter a saúde financeira dentro do condomínio.

TAXA CONDOMÍNIO

Um condomínio paga as contas graças às taxas condominiais por isso esses pagamentos precisam estar em dia. Se os condôminos não pagarem suas taxas devidamente fica muito mais difícil gerir as contas, o que pode acabar por atingir todos os outros moradores.

PREÇOS FORNECEDORES

A administração do condomínio pode reduzir muito os custos de manutenção se apostar nas cotações de produtos e serviços oferecidos por terceiros. Dessa forma será possível procurar, além de um produto melhor, os preços mais em conta.

GASTOS DESNECESSÁRIOS

Isso é importante? Vai ser usado? E o prazo de validade? Essas perguntas são importantes para evitar gastos desnecessários e desperdícios. Antes de realizar qualquer compra, para o bem do condomínio e benefício comum dos condôminos, é necessário pedir a aprovação da mesma junto aos moradores, de preferência em uma assembleia, assim todos podem opinar.

SUSTENTABILIDADE

Economizar em água e energia além de ajudar o meio ambiente, diminui os custos dentro de um condomínio. É de grande importância ficar atento e monitorar possíveis vazamentos de água e luzes acesas sem necessidade. Um investimento em campanhas para que os moradores façam o mesmo dentro de casa é uma opção, assim como investir em soluções sustentáveis, como energia solar.

FISCALIZAÇÃO

A desonestidade também está entre síndicos, conselheiros, consultores fiscais, entre outros. Algumas vezes eles se aproveitam do cargo para colocar as mãos no dinheiro proveniente das contas do condomínio. Por isso os moradores devem ficar atentos às movimentações nas contas do condomínio. Esse é um direito dos condôminos. E quem utiliza o aplicativo My Cond consegue ter acesso com facilidade a todas as contas por meio do celular. Essa é uma das principais funcionalidades da ferramenta.

 

Lise Lobo