Gestão condominial

Gestão condominial: 5 dicas para o sucesso do seu condomínio

29 de novembro de 2023
Por Blog MyCOND

O que é gestão condominial?

A gestão condominial de prédios residenciais é uma atividade que administra e visa manter em ordem todos os processos necessários ao dia a dia, como pagamento de contas, manutenções e contratação de funcionários. Além disso, deve zelar pelo patrimônio de modo a garantir a satisfação de moradores.

Em outras palavras, se refere ao ato de administrar de maneira correta e eficiente às demandas do condomínio. Ou seja, zelar pelo condomínio em todas as áreas necessárias para que aconteça seu devido funcionamento, como, por exemplo:

Área financeira, fiscal e contábil;

Folha de pagamento;

Prestação de contas;

Questões jurídicas;

Gestão de pessoas;

Mediação de conflitos;

Manutenções preventivas;

Entre outras.

Por ser uma tarefa complexa, é importante que o síndico tenha conhecimento nas áreas mencionadas acima.

Quais são os tipos de gestão de condomínios?

O modelo de administração condominial depende das características e necessidades do condomínio. Sendo assim, você pode encontrar alguns tipos de gestão de condomínio como, por exemplo:

Autogestão;

Gestão com síndico profissional;

Autogestão assistida;

Gestão condominial com administradora de condomínios.

5 dicas para fazer uma gestão de condomínios

Essas dicas foram elaboradas com base em nossa experiência em administração e gestão de condomínios. Mas, independem da localização ou tipo de condomínio.

1. Usar tecnologia para gestão de condomínios.

Investir em uma solução tecnologica, como por exemplo, o MyCond App, facilitará a gestão de condomínios é benéfico pois, ajuda a reduzir custos e otimiza as tarefas rotineiras.

Além do mais, diminui a possibilidade de erros humanos e melhora a comunicação entre síndico e condôminos.

2. Controlar as contas e a inadimplência.

Os altos custos são um dos grandes problemas na administração de condomínios. É uma das maiores preocupações do síndico, com o MyCond App, você reduz em até 90% a inadimplência de condôminos.

Da mesma maneira, a inadimplência prejudica o fluxo de caixa condominial. Em outras palavras, deixa de entrar dinheiro para pagar as contas e bancar as despesas condominiais.

Por isso, implementar uma política de controle e redução das despesas e manter a inadimplência em níveis aceitáveis é fundamental para manter o equilíbrio as contas do condomínio.

3. Promover a comunicação

 Mantenha os moradores informados sobre as decisões do condomínio, assembleias e eventos através de canais como o MyCond App.

E mais do que isso, a comunicação transparente fortalece a confiança, engajamento e evita conflitos que podem terminar em disputas judiciais.

4. Manutenções preventivas

 Agende revisões e reparos periódicos para evitar problemas futuros e prolongar a vida útil das instalações do condomínio. Já diz o ditado, “prevenir é mais barato do que remediar”.

Além disso, equipamentos mal cuidados e obsoletos podem causar transtornos, como, por exemplo, um acidente.

5. Controle Financeiro

Os altos custos são um dos grandes problemas na administração de condomínios. É uma das maiores preocupações do síndico.

Organize as finanças com precisão. Utilize um software ou aplicativo especializado, como o MyCond App, para gerenciar receitas, despesas, boletos e inadimplência.

Por isso, implementar uma política de controle e redução das despesas e manter a inadimplência em níveis aceitáveis é fundamental para manter o equilíbrio as contas do condomínio.

Sabe como é trabalhoso administrar um condomínio, não é mesmo? O síndico carrega inúmeras responsabilidades e precisa estar atento a cada detalhe. No entanto, em condomínios maiores, fica impossível fazer tudo sozinho.

Nessas situações, a solução ideal é contar com um aplicativo especializado em gestão condominial, como o MyCond App. No entanto, com ele, todas as atividades são facilmente gerenciadas por uma equipe de profissionais experientes, proporcionando tranquilidade e eficiência para o síndico e os moradores. Simplifique a gestão do seu condomínio com o MyCond App!

MyCond+

Síndico de primeira viagem?

Comece hoje nosso curso online gratuito

Descubra tudo que a MyCond+ pode
oferecer ao seu condomínio.

Fale agora com nossa equipe de especialistas
ou preencha o formulário:

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do nosso time.

Nosso propósito é muito claro: transformar o condomínio dos nossos clientes em um melhor lugar para conviver! Desde 2017, desenvolvemos ferramentas digitais que melhoram a comunicação entre síndicos, moradores, administradoras e prestadores de serviços. Estamos em constante aperfeiçoamento, desenvolvendo soluções que impactam diretamente na vida das pessoas. O time da MyCond+ é composto de diferentes áreas para promover um ambiente de trabalho diversificado, criativo e inovador, com desenvolvimento de software web e mobile, design de produtos digitais, atendimento comercial, suporte a usuários, contábil, jurídico e técnicos.

Se você é uma pessoa que tem interesse em trabalhar remotamente, se interessa por tecnologia, se sente confortável com autogestão e um ambiente em constante evolução, a MyCond pode ser para você.

Compartilhe conosco seu currículo e áreas de interesse através do e-mail:
vaga@mycond.com.br

Imprensa

MyCond+, um hub de soluções para o seu condomínio.

Além de oferecer o mais bem avaliado aplicativo condominial, segundo a Play Store, a MyCond agora é uma plataforma completa de serviços digitais para condomínios. O hub de serviços MyCond+ ofecere ferramentas digitais para síndicos, administradoras e empresas de controle de acesso em uma plataforma de contratação sob medida…

Privacidade

Política de Privacidade

Nossa política de privacidade busca informar aos nossos usuários sobre como os dados pessoais são coletados e o que é feito com eles.

Termos de Uso

A seguir é possível consultar os termos de uso do usuário para o nosso aplicativo. É fundamental que esteja de acordo com estes termos para utilizar as nossas soluções.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp