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Início de ano: conheça os cargos e funções comuns em um condomínio

Existem condomínios com grande quantidade de funcionários. E muitas vezes surgem dúvidas de quem trata de quê dentro desses espaços. Para te ajudar separamos os principais cargos do condomínio e os seus respectivos papeis.

Síndico

O síndico é o principal líder do condomínio e o responsável legal pela gestão e administração do empreendimento, além de ser coordenador dos demais cargos no condomínio. O síndico pode ser morador ou um síndico profissional contratado pelo condomínio.

Subsíndico

Nem todo condomínio tem um subsíndico, isso porque o cargo não é obrigatório. Mas quando tem, assim como o síndico, ele é escolhido em assembleia geral e vai atuar como um auxiliar nas questões administrativas e rotineiras do condomínio. É ele que assume o papel de gestor na ausência do síndico, como em caso de férias, renúncia ou falecimento.

Zelador

A principal função do zelador é coordenar o dia a dia no condomínio e garantir que tudo funcione corretamente. Entre as atividades do zelador estão a fiscalização de uso das áreas comuns, manutenção, distribuição de tarefas e notificação aos moradores sobre os problemas que vierem a ocorrer no condomínio.

Gerente predial

Diferente do zelador, o gerente predial atua tanto em questões operacionais quanto nas administrativas. Esse cargo no condomínio normalmente está presente em condomínios de alto padrão ou com muitas unidades. Apesar de ter obrigações semelhantes ao zelador e até mesmo ao subsíndico, o gerente predial se difere por ser uma profissão que reúne ambos os lados da rotina condominial: burocrática e operacional.

Auxiliar de serviços gerais

Resumindo, o auxiliar de serviços gerais tem a função de detectar e resolver problemas da rotina condominial. Também chamado de ‘encarregado de manutenção’ ou ‘encarregado do condomínio’, ele é o responsável por resolver as mais variadas adversidades dentro do ambiente condominial. Esse profissional é muito indicado para condomínios pequenos, onde contratar um zelador pode se tornar caro demais.

Auxiliar administrativo

Também conhecimento como “assistente de condomínio”, esse profissional realiza tarefas administrativas. Ele, por exemplo, escreve e envia cartas de advertência ou multas, dá suporte em assembleias, organiza as reservas e acompanha questões financeiras.

Recepcionista

Para condomínios comerciais, é essencial contar com uma boa equipe de recepcionistas que farão o controle e cadastramento de visitantes e das correspondências e entregas. A prática pode ser um diferencial no dia a dia do condomínio.

Porteiro

O porteiro é aquele funcionário tradicional nos condomínios. Apesar da semelhança com o cargo de recepcionista, os porteiros geralmente são utilizados em condomínios residenciais. Ele notifica a chegada de visitantes e de correspondências e fica alerta a segurança.

Vigias

A presença de vigias no condomínio é crucial para garantir a segurança dos moradores e da propriedade. Dessa forma, é natural que os vigias sejam escalados para trabalhar apenas no período da noite. É importante que esses profissionais não fiquem presos à portaria e façam rondas constantes.