, ,

Quem pode ser síndico?

21 de janeiro de 2019
Por Blog MyCOND

Início de ano e em muitos condomínios é hora de trocar o síndico. E neste período sempre surge a dúvida. Quem pode e quem não pode ser síndico? Essa é uma questão que ainda causa muita confusão Brasil à fora. Por isso vamos tentar entender como funciona.

MAIOR DÚVIDA

Uma das maiores dúvidas é saber se inquilino, aquele que não é o proprietário do imóvel, pode se tornar síndico. E a resposta é sim. Segundo o Art. 1.347 do Código Civil, não existe nenhum empecilho que faça essa proibição. “A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se”, explica o artigo.

Dessa forma, mesmo se a convenção ou estatuto do seu condomínio proíba o inquilino se tornar síndico, a medida não deve ser considerada, já que nenhum documento interno pode contrariar leis.

PROIBIÇÃO

Segundo o Art. 1.335 apenas condôminos quites possuem o direito de votar e participar de deliberações da assembleia, então fica proibido que os moradores inadimplentes se candidatem ao cargo.

CRITÉRIOS

Então, para você se tornar um síndico você pode ser pessoa física ou jurídica. Pode ser locatário, proprietário ou ocupante, conforme está estabelecido no artigo 1.347. Também é legal contratar um síndico profissional, sem vínculo algum com o condomínio.

MyCond+

Síndico de primeira viagem?

Comece hoje nosso curso online gratuito

Descubra tudo que a MyCond+ pode
oferecer ao seu condomínio.

Fale agora com nossa equipe de especialistas
ou preencha o formulário:

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do nosso time.

Nosso propósito é muito claro: transformar o condomínio dos nossos clientes em um melhor lugar para conviver! Desde 2017, desenvolvemos ferramentas digitais que melhoram a comunicação entre síndicos, moradores, administradoras e prestadores de serviços. Estamos em constante aperfeiçoamento, desenvolvendo soluções que impactam diretamente na vida das pessoas. O time da MyCond+ é composto de diferentes áreas para promover um ambiente de trabalho diversificado, criativo e inovador, com desenvolvimento de software web e mobile, design de produtos digitais, atendimento comercial, suporte a usuários, contábil, jurídico e técnicos.

Se você é uma pessoa que tem interesse em trabalhar remotamente, se interessa por tecnologia, se sente confortável com autogestão e um ambiente em constante evolução, a MyCond pode ser para você.

Compartilhe conosco seu currículo e áreas de interesse através do e-mail:
vaga@mycond.com.br

Imprensa

MyCond+, um hub de soluções para o seu condomínio.

Além de oferecer o mais bem avaliado aplicativo condominial, segundo a Play Store, a MyCond agora é uma plataforma completa de serviços digitais para condomínios. O hub de serviços MyCond+ ofecere ferramentas digitais para síndicos, administradoras e empresas de controle de acesso em uma plataforma de contratação sob medida…

Privacidade

Política de Privacidade

Nossa política de privacidade busca informar aos nossos usuários sobre como os dados pessoais são coletados e o que é feito com eles.

Termos de Uso

A seguir é possível consultar os termos de uso do usuário para o nosso aplicativo. É fundamental que esteja de acordo com estes termos para utilizar as nossas soluções.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp