Dicas para escolher o melhor aplicativo condominial

A tecnologia chegou para revolucionar a administração e comunicação do setor condominial. Muitos processos podem ser simplificados, a comunicação pode ser mais assertiva e rápida, sem falar na possibilidade de maior transparência. Todos esses benefícios podem ser encontrados nos aplicativos para condomínios.

A demanda tem sido crescente em relação a esse tipo de tecnologia, não à toa o mercado já contempla uma grande variedade de apps. Mas como fazer a escolha certa para seu condomínio? O barato pode sair caro?

Nesta postagem vamos trazer dicas que vão ajudar o síndico ou administrador a fazer a escolha certa do aplicativo condominial. Uma escolha que vai transformar a gestão e melhorar a vida da administração e dos moradores.

LEIA TAMBÉM: Porque ter um Software de Gestão de Condomínio?

Fácil e prático

A primeira dica diz respeito a funcionalidade do aplicativo. Vamos lembrar que em um condomínio existem pessoas de todas gerações, ou seja, àquelas com mais facilidade para tecnologia e àquelas com mais dificuldade.

Por isso mesmo o melhor é optar sempre por um aplicativo de fácil uso e assim contemplar todos os grupos, evitando assim reclamações, ou falta de uso. O que adianta ter um produto e não utilizar, ainda mais se for pago.

A ideia de um sistema para condomínios é facilitar a administração do síndico ou administradora, e não dificultá-la. 

Personalizado

O aplicativo quanto mais personalizado melhor. Tendo em vista que existem condomínios que variam desde o porte até a funcionalidade, adquirir um sistema que converse com as necessidades de cada local é indispensável.

Ou seja, o que serve para um não necessariamente serve pro outro. Então fuja daqueles apps que não te permite escolher as funcionalidades.  

Cuidado com gratuitos

Sabe aquele ditado, o barato sai caro? Os aplicativos gratuitos podem ser mais atraentes em um primeiro momento, já que o condomínio não vai precisar desembolsar nenhum valor.

Mas fique atento as desvantagens. A primeira dela diz respeito ao suporte. As ferramentas 0800 costumam não oferecer um atendimento de qualidade em caso de problemas no sistema. Você não vai querer ter que esperar vários dias para conseguir uma solução não é mesmo?

LEIA TAMBÉM: Conheça as tecnologias mais demandadas pelos condomínios na pandemia

Uma outra questão diz respeito ao que falamos acima. Os apps gratuitos não são personalizados e nem sempre vão corresponder as necessidades do seu condomínio, ou mesmo oferecer as funcionalidades mais importantes.

Faça uma pesquisa, e você vai ver que o custo de um app condominial é pequeno e ainda vai possibilitar outras reduções de custo. Veja aqui. E claro! Verifique as funcionalidades, a acessibilidade, portabilidade, o uso, suporte e, é claro, o orçamento disponível para investir. Com esses dados, analise qual ferramenta oferece o melhor custo benefício.

Transparência e Histórico

Um dos grandes benefícios da tecnologia é a possibilidade de arquivar informações. Busque aplicativos que detêm a funcionalidade e armazenar e disponibilizar informações importantes para os condôminos.

Essa opção pode ser importante, por exemplo, em uma situação na qual um condômino reclama que não recebeu determinado aviso. O síndico consegue provar que avisou e até demonstrar que ele visualizou a mensagem.

LEIA TAMBÉM: Vantagens de adotar um aplicativo de controle de acesso

Sem falar na organização e redução de tanta papelaria. Quando precisar apresentar os resultados aos condôminos, ele consegue acessar os registros de comunicação e encontrar os avisos que fez durante o ano e outras informações que ficariam perdidas se não estivessem registradas no digital.

Então busque um aplicativo que ofereça um histórico fácil de navegar.

Reputação

Quanto tempo a ferramenta está no mercado, o que as pessoas dizem sobre ela, essa pesquisa é essencial na hora da escolha do app.

Caso você conheça outros profissionais que utilizam softwares para condomínios, seria interessante perguntar sobre a experiência deles. Dessa forma, você consegue uma referência de um conhecido.

Encontrar o melhor software para administração de condomínios é fundamental para aprimorar sua gestão. Então! Pesquise antes de fechar um negócio.