Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Dicas para uma Copa do Mundo tranquila e segura no condomínio

Gritos, gols, cantoria, torcida organizada, família reunida. Quando chega a Copa do Mundo esse é o cenário da casa de muitos brasileiros. E quem mora em condomínios não é diferente. No entanto, os cuidados devem ser redobrados e é preciso ficar atento ao limite de uma comemoração. Nesses locais existem regimentos internos e leis que devem ser obedecidas principalmente quando o assunto é barulho.

Lembramos que a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar já vai começar. O Brasil estreia no dia 24 de novembro contra a Sérvia. 

Portanto, assim como os jogadores da seleção, o síndico precisa vestir a camisa para traçar uma estratégia que possibilite uma melhor convivência entre os condôminos e garanta a alegria de todos nesse momento tão importante nas residências do país do futebol.

LEIA TAMBÉM: Futebol e condomínios: o limite da torcida

Nesta nova postagem vamos destacar os principais pontos de atenção para que o condomínio celebre a Copa sem maiores prejuízos. Eles podem ser comunicados por aplicativos de mensagens ou cartazes.

1 – SEGURANÇA

Redobre os cuidados com a segurança, para evitar que oportunistas se aproveitem do clima de descontração para conseguir entrar no condomínio e praticar crimes. 

Muitas famílias costumam receber convidados. Importante que a lista vá para a portaria, ou que enviei QRCode com o convite para o convidado (no caso dos condomínios que utilizam a tecnologia) para o acesso seguro ao espaço. 

O porteiro deve ficar atento a todos que acessam e impedir a entrada de não moradores sem autorização. Mas para que ele não perca o jogo, o condomínio pode disponibilizar rádios, a fim de evitar que os mesmos não se distraiam demasiadamente de suas funções, mas aproveitem o momento.

Outro aspecto de segurança está nas comemorações nas varandas e na piscina, já que nessas ocasiões é muito comum que haja o consumo de bebidas alcoólicas. Oriente seus convidados a evitar excessos.

2 – ESPAÇOS COMUNS

Conte com a ajuda especial dos moradores que gostam desse tipo de evento e organize transmissão dos jogos nas áreas do condomínio.

Neste caso, os moradores e a administração do local, devem se atentar ao zelo das áreas sociais, já que o trânsito maior de pessoas e a “empolgação” de alguns pode trazer prejuízos materiais a todos os condôminos, com cobrança futura de eventuais despesas na taxa de condomínio.

3 – BARULHO

O barulho, a gritaria, a confusão e os fogos de artifício são alguns dos elementos presentes em qualquer comemoração. Para evitar muitas queixas, estabeleça regras para a boa convivência, a partir do que está acordado na convenção do condomínio. 

LEIA TAMBÉM: Regras para uso da sacada ou varanda

Pandeiros, cornetas e fogos de artifício são comuns nesse período.  Vale o bom senso e, em último caso, a sugestão é recorrer ao síndico, zelador ou administrador do local para formalizar a sua reclamação e solicitar uma intervenção na ação de indivíduos que estejam perturbando a paz geral e/ou colocando os moradores em risco.

De qualquer maneira, a sugestão para esse período é aumentar a tolerância.

DICA DE ESPECIALISTA

A advogada condominial Lessiene Sardinha, lembra que o exagero da torcida, como gritos, provocações e cantorias podem gerar multas para os condôminos. “Conforme dispõe o Regulamento Interno, o barulho deve ter hora certa para começar e acabar. Ocorre que aqueles torcedores fanáticos sempre desrespeitam as normas”, explica.

A especialista lista ainda o que não é permitido durante os jogos. “A utilização de fogos de artifício dentro do condomínio; volume da televisão ou telão além do limite permitido; gritaria, algazarras e música alta”. Segundo Lessiene é importante lembrar que nem todo mundo está na mesma sintonia, não podendo fazer com que a animação de uns seja imposta aos demais moradores.

É prática bastante comum durante a Copa do Mundo os condôminos colocar uma bandeira na varanda do apartamento. Mas, antes de pendurá-la, é preciso verificar se na convenção do condomínio não há proibição para esse tipo de alteração na fachada. “Via de regra não pode expor, contudo, na prática a tolerância em épocas festivas costuma ser maior”, pontuou. Para evitar qualquer tipo de penalidade, Lessiene sugere levar para a assembleia deliberar sobre bandeiras na época da copa.

Vamos decorar o condomínio?

Para ajudar a entrar no clima da Copa, que tal arrasar na decoração? As cores verde, amarelo e azul devem prevalecer no ambiente. O condomínio pode investir em bandeirinhas, lembrando que mudanças na fachada e o uso de tintas devem ser aprovadas em assembleia.

Já para os moradores que gostam de entrar no clima dentro de casa, a decoração interna do apartamento não precisa da aprovação do condomínio, tenha cuidado apenas caso o seu condomínio possua alguma regra com relação às decorações nas janelas.  

Que horas serão os jogos do Brasil?

  • Quinta-feira – 24 de novembro: 16h – BRASIL x Sérvia, no Lusail Stadium;
  • Segunda-feira – 28 de novembro: 13h – BRASIL x Suíça, no Stadium 974;
  • Sexta-feira – 2 de dezembro: 16h – BRASIL x Camarões, no Lusail Stadium;
  • Oitavas e quartas de final: 12h e 16h (horário de Brasília);
  • Semifinais: 16h (horário de Brasília);
  • Disputa do terceiro lugar e final: 12h (horário de Brasília).