Festas em áreas comuns de condomínio: como organizar?

15 de agosto de 2023
Por Blog MyCOND

Organizar uma festa em uma área comum de condomínios é um desafio para qualquer síndico. O local pode ser uma grande oportunidade para criar envolvimento e comunicação entre os residentes, ou pode se tornar um momento conflituoso. Tudo depende de como o evento será organizado.

O bom síndico precisa estar atento às regulamentações legais de segurança, responsabilidade, direitos e obrigações dos condôminos, além de práticas de boa gestão.

Neste artigo, explicaremos como o síndico pode organizar e coordenar festas em áreas comuns de condomínios.

Planejamento

O primeiro passo para organizar uma festa em um condomínio é o planejamento. É comum que o síndico solicite a criação de um plano de organização para a festa. O plano deve considerar o número de convidados, a seleção da localização, o número máximo de usuários, bem como as atividades que serão desenvolvidas. Além disso, os custos, as despesas necessárias, os serviços adicionais e todos os detalhes devem ser considerados.

Comece marcando uma data anual para reunir seu orçamento e definir os eventos que serão realizados. Algumas opções interessantes são: Carnaval, Festa Junina, Halloween, Páscoa, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, Feira Orgânica, Torneios Esportivos e Aulas/Cursos.

É importante realizar pesquisas com frequência para compreender melhor o público-alvo e organizar eventos significativos para os condôminos.

LEIA TAMBÉM: 10 dicas para uma festa de final de ano em HARMONIA no condomínio

Tenha um fundo de eventos, assim como incluí-lo na previsão orçamentária anual para ser aprovada na Assembleia Geral Ordinária. A procura por empresas especializadas na montagem desses eventos e na captação de patrocínios também é uma ótima ideia, pois pode ajudar a economizar.

Outro aspecto importante a se considerar é a segurança e medidas de prevenção. É importante que o síndico crie regras específicas para que a festa seja segura para todos os participantes. Também é importante assegurar que o condomínio é um lugar limpo, seguro e livre de drogas, álcool e comportamentos indesejáveis.

Organização

Após o término do planejamento, o síndico deve se concentrar na organização. O primeiro passo é a criação de um comitê de organização. O comitê deve incluir membros da diretoria e representantes dos condôminos, bem como outras pessoas que possam auxiliar na organização.

O comitê deve trabalhar em conjunto para garantir que todas as medidas de segurança e as regras a serem estabelecidas e estejam sendo seguidas. Além disso, o comitê deve discutir e adotar as estratégias de promoção da festa e as formas de obter patrocínio.

É importante destacar que o síndico precisa fazer as reservas necessárias, incluindo entretenimento, bebidas, equipamentos, materiais e outros itens necessários para a realização da festa. E claro, se o evento exigir todos esses custos, estes devem ser tratados e autorizados em assembleias.

Para simplificar, o evento pode ser custeado pelos moradores, e o síndico disponibilizar o espaço e estrtura, ou o condomínio pode cobrar uma taxa que cubra essas despesas. Assim a liberação do evento se torna mais prática e o proório condomínio pode gerar uma renda extra.

Cuidados

O síndico deve sempre estar atento às regras do condomínio, aos direitos e obrigações dos condôminos e às normas de segurança. É importante que ele esteja ciente das responsabilidades que ele tem em relação à festa e faça de tudo para que ela seja segura, divertida e de boa qualidade.

Outro cuidado é com a limpeza e conservação. Após a realização da festa, o síndico deve garantir que a área comum seja devidamente limpa e conservada, manter o bom estado de conservação e garantir que todas as regras de segurança foram cumpridas.

LEIA TAMBÉM: Duas reservas no mesmo salao de festas do seu condominio?

Importância

Organizar eventos em condomínios é de grande importância, pois contribui para uma boa comunicação e harmonia entre os condôminos e ainda pode ajudar a gerar receitas.

Com o crescimento da economia colaborativa e a necessidade de praticidade, as administradoras de condomínios e os síndicos devem ficar de olho nas novas tendências. Isso ajudará a oferecer soluções que beneficiam tanto o morador quanto ao empreendimento.

Quando se trata de datas comemorativas, pode não parecer que seja um bom investimento para o condomínio, mas, se bem planejado, os resultados podem ser muito diferentes. Uma solução bastante usada é que empreendimentos transformam esses momentos em áreas de publicidade para parceiros de negócios, que pagam para que eles possam promover os seus produtos ou serviços.

Um serviço de TV a cabo, por exemplo, pode ajudar a financiar a festa junina de um prédio, a fim de atrair novos assinantes. Esta estratégia é boa para ambas as partes.

Dicas importantes

1. Conhecer as regras e regulamentos do condomínio:
Antes de planejar uma festa é necessário verificar as regras e regulamentos do condomínio. Isso é importante para evitarmos problemas no dia da festa, tais como barulhos excessivos ou emissão de fumaça que possam ultrapassar o limite permitido.

É recomendável ler os documentos oficiais do condomínio para saber quais são as restrições para a realização de festas e também quais são os horários mais recomendados para a realização dos eventos.

2. Escolha o local correto:

É fundamental considerar o tamanho e a área do condomínio, antes de escolher o local ideal para a festa. Certifique-se de que existe espaço suficiente para acomodar todos os convidados e que as instalações presentes são adequadas para o evento.

Também é importante verificar se existem objetos presentes no local que possam prejudicar ou impedir a segurança dos convidados.

3. Escolher uma data:

Após a escolha do local, é hora de marcar a data do evento. Escolha uma data que seja vantajosa para todos os envolvidos. Certifique-se de que existe uma variedade de opções ao escolher a data da festa.

Se você estiver organizando uma festa durante os meses de julho e agosto, atenção para as chances de ocorrer fortes chuvas e, com isso, o evento pode ficar comprometido.

4. Decoração do local:

A decoração do local é essencial para criar a atmosfera ideal para a festa. Utilize adornos, luzes, bandeiras, flores e outros elementos que sejam apropriados para o condomínio. Certifique-se de que cada adorno escolhido não está proibido pelo condomínio.

Além disso, também é importante evitar decorações muito grandes ou exageradas que possam desagradar os outros moradores.

LEIA TAMBÉM: Fim de ano! As três maiores preocupações de condomínios

5. Segurança:

Garantir a segurança de todos os envolvidos é fundamental. Por isso, certifique-se de que existem profissionais de segurança nas proximidades do local e que todos os adornos presentes não podem colocar em risco a segurança dos convidados.

É também importante criar uma lista de convidados e acompanhar os convidados durante o evento. Assim, é possível evitar a entrada de pessoas desconhecidas ou pessoas que não estejam relacionadas à festa.

Organizar uma festa em áreas comuns de condomínios requer planejamento, organização e atenção aos detalhes. Se você seguir as diretrizes acima, você estará no caminho certo para realizar um evento que seja divertido, seguro e inesquecível.

Se você tiver dúvidas sobre como funciona ou qual a melhor solução para o seu condomínio, clique aqui e tire dúvidas online com nosso especialista condominial.

MyCond+

Síndico de primeira viagem?

Comece hoje nosso curso online gratuito

Descubra tudo que a MyCond+ pode
oferecer ao seu condomínio.

Fale agora com nossa equipe de especialistas
ou preencha o formulário:

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do nosso time.

Nosso propósito é muito claro: transformar o condomínio dos nossos clientes em um melhor lugar para conviver! Desde 2017, desenvolvemos ferramentas digitais que melhoram a comunicação entre síndicos, moradores, administradoras e prestadores de serviços. Estamos em constante aperfeiçoamento, desenvolvendo soluções que impactam diretamente na vida das pessoas. O time da MyCond+ é composto de diferentes áreas para promover um ambiente de trabalho diversificado, criativo e inovador, com desenvolvimento de software web e mobile, design de produtos digitais, atendimento comercial, suporte a usuários, contábil, jurídico e técnicos.

Se você é uma pessoa que tem interesse em trabalhar remotamente, se interessa por tecnologia, se sente confortável com autogestão e um ambiente em constante evolução, a MyCond pode ser para você.

Compartilhe conosco seu currículo e áreas de interesse através do e-mail:
vaga@mycond.com.br

Imprensa

MyCond+, um hub de soluções para o seu condomínio.

Além de oferecer o mais bem avaliado aplicativo condominial, segundo a Play Store, a MyCond agora é uma plataforma completa de serviços digitais para condomínios. O hub de serviços MyCond+ ofecere ferramentas digitais para síndicos, administradoras e empresas de controle de acesso em uma plataforma de contratação sob medida…

Privacidade

Política de Privacidade

Nossa política de privacidade busca informar aos nossos usuários sobre como os dados pessoais são coletados e o que é feito com eles.

Termos de Uso

A seguir é possível consultar os termos de uso do usuário para o nosso aplicativo. É fundamental que esteja de acordo com estes termos para utilizar as nossas soluções.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp