Áreas de lazer de condomínios: problemas x soluções

Quem mora em condomínio clube vai encontrar uma variedade de áreas destinadas para lazer e esporte. Muitas opções que agradam os moradores, mas que podem se tornar uma dor de cabeça para quem administra o condomínio, já que é o local que vai arcar com algumas obrigações.

Os maiores problemas ocasionados por esses espaços costumam ser: mau uso do local, regras indefinidas e falta de aproveitamento. Para evitá-los o primeiro passo é a criação do regimento interno, documento que deve definir as regras para utilizar cada espaço. É importante que o regimento seja divulgado para que todos os moradores tenham acesso.

Mas o condomínio precisa fazer muito mais para conseguir uma excelente gestão das áreas de lazer. Seguem abaixo algumas dicas:

MANUTENÇÃO

Uma das obrigações do condomínio é manter as áreas comuns em plenas condições de uso, e disponibilizar para os moradores as regras de manutenção das mesmas. Por exemplo, quantos visitantes podem utilizar a piscina? Precisa apresentar exame médico? Quais os horários de utilização? Como cada espaço possui regras específicas e todos devem ter conhecimento.

ÁREAS INFANTIS

As áreas destinadas para crianças necessitam de mais atenção para evitar acidentes. Por isso é importante impor regras como: Com quantos anos a criança pode utilizar sozinha? E com que idade ela deve estar acompanhada de um responsável? Caso exista um pula-pula, por exemplo, definir o limite de crianças por vez. É importante ainda determinar que tudo o que foi retirado do local deve ser recolocado de volta depois da brincadeira.

INVISTA EM TECNOLOGIA

Um dos problemas que muitos enfrentam é referente aos espaços que necessitam de reservas. Grandes condomínios correm o risco de marcar reservas no mesmo horário, por exemplo. Por isso a tecnologia pode ser uma aliada importante nesta função. Com um sistema de gestão, a exemplo do MY Cond, é muito mais fácil bloquear datas já reservadas e assim evitar maiores transtornos, tanto para o condomínio como para os moradores. Outro benefício trazido pelo aplicativo é em relação à divulgação das regras, ele disponibiliza o regulamento para os moradores e também anúncios de reformas nas áreas comuns do condomínio ou outros avisos.

 

Lise Lobo