Como empreender dentro do condomínio

O primeiro passo e o mais importante na hora de abrir um negócio dentro do condomínio é conversar com o síndico ou com a pessoa responsável pelo empreendimento para confirmar se a convenção permite ou não e como pode funcionar.

A comunicação é importante porque já houve casos de problemas em condomínios por causa do grande fluxo de pessoas dentro de apartamentos daqueles moradores que resolveram empreender dentro do condomínio.

Se confirmada a possibilidade o segundo passo é pensar muito bem em que negócio irá empreender e se é o que você realmente quer, pois, para obter sucesso é necessário dedicação e muito foco.

Ao escolher a área é hora de se planejar e saber o que vai precisar. Os custos e o quanto irá cobrar para ter lucro.

Não esqueça de se qualificar na área que pretende empreender dentro do condomínio para assim saber tudo que precisa fazer para levar o negócio para frente. Procure ajuda de empresas especializadas como o Sebrae que vai facilitar muito a vida do empreendedor.

IDEIAS

  • Perfumaria – Uma boa ideia de negócio que pode ser aberto em um condomínio é uma perfumaria, que pode comercializar, além de perfumes, sabonetes e outros itens de higiene.
  • Imobiliária – É possível ganhar comissões vendendo os apartamentos do condomínio.
  • Alimentação – Doces, tortas, salgados, pizzas, quentinhas. Sempre tem alguém desejando algo do tipo dentro do condomínio. E para isso basta um pequeno espaço com um fogão e todos os utensílios e matéria-prima para preparar os produtos. Para conseguir clientes, uma boa dica é divulgar o negócio no próprio condomínio com propaganda boca a boca e panfletos.
  • Digitalização de documentos – Qualquer pessoa que tenha um bom computador e uma impressora multifuncional pode oferecer serviços de digitalização de documentos.
  • Confecção –A ideia é montar uma pequena confecção e oferecer peças de roupas prontas ou também disponibilizar o serviço de conserto de roupas.
  • Aulas particulares – Qualquer pessoa com algum conhecimento pode oferecer aulas particulares em seu condomínio. Pode ser de matérias escolares, idiomas, natação ou de alguma profissão.