DICAS: Organize a contabilidade do condomínio

Contabilidade e gestão tributária ainda são áreas que causam medo nos síndicos, por serem setores muito técnicos e por isso necessitarem de mais informações. Por isso uma boa dica é ter experiência administrativa ou buscar capacitação. Mas temos dicas mais simples e que podem ajudar quando o assunto é contabilidade. Acompanhe:

 

ORGANIZAÇÃO

Organização vale para tudo. Escolha um dia para tratar de cada assunto. Por exemplo: separe a segunda e a terça-feira para falar com fornecedores.

DEDICAÇÃO

É importante reservar um tempo para ver as ocorrências do condomínio. É dever do síndico fazer cumprir o regimento interno.

MODERNIZAÇÃO

Que tal optar na contratação de uma administradora de condomínios virtual, a exemplo do My Cond? A vida contábil do seu condomínio não vai mais te dar dor de cabeça.

ATUALIZAÇÃO

É preciso estar atualizado com as questões jurídicas. No caso do descumprimento do regimento interno, é possível emitir uma notificação extrajudicial ou até judicial.

Quando necessária, a multa deve ser cobrada na taxa condominial.

ATENÇÃO

A contratação de um contador ou administradora deve ser aprovada em assembleia. Mas não pode esquecer que a contabilidade do condomínio continua sendo de responsabilidade do síndico, que deve fiscalizar e acompanhar a prestação de contas.