Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Condomínio não pode proibir rede de proteção

As chamadas telas ou redes de proteção são imprescindíveis para quem tem crianças ou pets em apartamentos, pois ajudam a prevenir uma possível queda. No entanto, visando proteger a estética dos edifícios, ainda vemos alguns regimentos interno de condomínios que extrapolam os limites e estabelecem regras abusivas que chegam a beirar o ilegal, como é o caso da proibição da instalação desses equipamentos de segurança.

É muito claro que no caso das redes, não estamos diante de um critério estético, mas sim de proteção. A jurisprudência brasileira é pacífica no sentido de que o bem jurídico tutelado pela instalação das telas de proteção é maior do que o devaneio estético da fachada do imóvel. Desta forma, a proibição da instalação destes itens nas unidades é abusiva e ilícita, e não pode prevalecer no texto do regimento interno.

Hoje a única intervenção que o condomínio pode fazer neste sentido é com relação aos padrões de cores, tamanhos das malhas e formas de instalação. Tudo isso pode ser discutido em assembleia.

ESCOLHENDO A REDE DE PROTEÇÃO

Lembre-se sempre que é importante utilizar apenas produtos certificados e em conformidade com as normas. Não busque o produto, somente por preço e fique atento na hora da instalação.

Uma rede mal instalada pode causar uma falsa sensação de segurança, e pode gerar acidente. Lembre-se que a crença da falsa segurança contribui para brincadeiras e ações que podem terminar mal.

MANUTENÇÃO E TROCA

Quando usadas de forma correta, as redes de proteção confeccionadas com polietileno podem durar por diversos anos, mas sua vida útil depende do fabricante e da realização das manutenções. Geralmente o prazo de validade dos fabricantes é de 3 anos.

Mas é preciso ficar atento a manutenção que deve ser anual para verificação do estado dos ganchos de fixação, que não podem apresentar ferrugem ou desgastes, o que compromete a resistência.

As redes também devem passar por uma vistoria de dois em dois anos, feita por um técnico especializado.

Para a limpeza, utilize apenas sabão ou detergente neutro e um pano úmido que irá remover a poeira mais grossa. Evite a utilização de produtos químicos ou abrasivos, e não tente retirar a rede ou mover os ganchos.

 

MyCond na Mídia

© 2024 - MyCond - Todos os Direitos Reservados