Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Entenda a importância da limpeza profissional na conservação do condomínio

Não é muito incomum ver casos de pisos danificados dentro de condomínios por causa da utilização de produtos de limpeza impróprios. Em Goiânia, por exemplo, um juiz condenou uma prestadora de serviços de limpeza a reparar todos os danos provocados nos pisos de um condomínio residencial onde atuou.

Casos como esse liga o alerta sobre a importância de uma limpeza profissional e de qualidade para conservação do patrimônio condominial.

E é sobre esse assunto que a MyCond conversou com Victor Rios, Diretor Regional da Jan-Pro de Salvador, maior franquia de limpeza comercial americana e que atua no Brasil e outras partes do mundo.

Como um bom serviço de limpeza está diretamente ligado a conservação de um condomínio?

R: Diria que a limpeza está ligada ao bem-estar em todos os locais, contudo, nos condomínios, por se tratarem de um ambiente residencial, com grande fluxo de pessoas, em especial idoso e crianças, o cuidado com a limpeza efetiva se torna indispensável.

Para a conservação dos condomínios, a limpeza técnica adequada assegura maior durabilidade dos equipamentos e até mesmo da estrutura destes. Infelizmente se tornou muito comum nas visitas prévias que realizamos para apresentar as propostas de limpeza especializada para condomínios encontrarmos porcelanatos manchados pela utilização inadequada de produtos químicos e equipamentos, ou  pisos e superfícies deterioradas pela utilização de produtos ácidos que precisarão ser substituídos, aumentando o custo de reforma e manutenção.

LEIA TAMBÉM: Dicas de como montar uma rotina de limpeza em condomínios

Uma prestadora de serviços de limpeza e conservação foi condenada a promover reparos nos pisos de um condomínio residencial de Goiânia. Durante o período que atuou no local, a empresa fez uso indevido de substâncias que mancharam o piso. O que precisa ser analisado na hora de contratar uma equipe de limpeza, como saber que elas utilizam materiais de qualidade?

R: Os principais pontos a serem analisados na contratação são o histórico da empresa e o foco da sua atuação. Se tornou muito comum no mercado brasileiro que a limpeza seja tratada como apenas mais uma vertente da terceirização de mão de obra, ou seja, a empresa terceirizada foca apenas em alocar funcionários nos clientes sem assegurar que estes colaboradores possuam a devida especialização técnica na utilização de materiais e equipamento de limpeza. Para uma limpeza de qualidade se faz indispensável buscar empresas que possuam especialização e foco na área de limpeza e desinfecção, e questioná-los se são utilizados produtos e equipamentos profissionais na prestação dos serviços.

Pode citar então quais os principais benefícios em contratar serviços especializados de empresas de limpeza e conservação?

R: Aumento da qualidade, redução de custos e problemas na gestão de uma equipe de limpeza. Os síndicos e administradores já possuem as mais variadas atribuições em um condomínio, dificultando a gestão de uma equipe de limpeza. A contratação de uma empresa especializada em limpeza resolve este problema garantindo que os prestadores de serviço terão treinamento técnico, conhecerão profundamente os produtos e equipamentos utilizados, o que gerará a ampliação da produtividade, aumentando a qualidade e reduzindo custos.

Quais os impactos positivos na rotina de um condomínio com ótimos serviços de limpeza ?

R: A otimização dos serviços de limpeza em condomínios permite a redução de custos, melhora da saúde dos funcionários e condôminos e maior disponibilidade das áreas comuns e de lazer.

LEIA TAMBÉM: Conheça três manutenções anuais importantes no condomínio

Nunca antes a limpeza nos espaços comuns de um condomínio foi tão importante, tendo em vista a importância da mesma para evitar a disseminação do novo coronavírus. Qual a principal atenção na limpeza quando o assunto é a covid-19?

R: Com o advento do Sars-Cov-2 (Covid-19), a criação de uma rotina e cronograma de limpeza que assegure a ampliação da regularidade de higienização das áreas de maior fluxo de pessoas nos condomínios, como os elevadores, é um ponto de vital atenção na prevenção da disseminação desta e de outras doenças. É curioso como grande parte das administrações de condomínios, apesar de considerarem a saúde e bem-estar dos condôminos mais importante que a guarda patrimonial, se preocupam com instalar sistemas que garante que o vigia circulará todo o condomínio, mas não possuem um serviço profissional ou um cronograma de limpeza para assegurar que o condomínio estará inteiramente limpo e livre de agentes contaminantes

LEIA TAMBÉM: Organizando o descarte de lixo durante a pandemia

Com que frequência o condomínio deve ser limpo? E qual melhor rotina a ser seguida?

Em regra, a limpeza dos condomínios deve ser diária, contudo, um cronograma de limpeza profissional deverá considerar o fluxo de uso e de pessoas para garantir a higienização diversas vezes ao dia nas áreas sensíveis ou de alto fluxo; e programar limpeza com frequência menor em áreas de pouca utilização. Um pequeno exemplo seria programar uma limpeza duas vezes ao dia dos elevadores, com foco nos botões de acionamento, mas agendar a limpeza do salão de festas apenas semanalmente ou antes e depois de eventos.

MyCond na Mídia

© 2024 - MyCond - Todos os Direitos Reservados