Obrigatório desde junho de 2013, a certificação digital ainda é desconhecida por alguns síndicos. O documento eletrônico é utilizado para comprovar quem está executando uma ação virtual, ou seja, é uma espécie de carteira de identidade eletrônica, pois possui o mesmo valor que um documento físico.
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A certificação digital pode levar muita praticidade para a gestão condominial e permitir a realização de algumas transações com menos burocracia. O documento digital é imprescindível para conseguir encaminhar informações exigidas pela Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Prefeituras.
Com a certificação eletrônica é possível garantir a identidade de uma instituição sem que um representante precise comparecer presencialmente, podendo fazer por celular ou computador.
COMO FAZER O CERTIFICADO DIGITAL?
O primeiro passo do síndico do condomínio é entrar em contato com uma Autoridade Certificadora (AC) ou Autoridade de Registro (AR) da região. São elas as responsáveis pela emissão dos certificados digitais, a exemplo da Caixa Econômica Federal, SERPRO, Certisign, entre outros.
O segundo passo é reunir as documentações exigidas que serão informadas pela entidade e pagar o valor para adquirir um certificado digital que pode variar entre R$ 290 a R$ 495.
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No último passo o síndico deve se dirigir ao AR e apresentar todos os documentos e realizar a expedição da assinatura eletrônica.
BENEFÍCIOS DO CERTIFICADO DIGITAL
- Possibilidade de assinatura de documentos de forma remota e mais ágil;
- O condomínio vai ficar em dia com a legislação, graças a possibilidade de cumprir as obrigações fiscais de forma eletrônica;
- Facilita a conferência das contribuições previdenciárias dos funcionários;
- Mantem as informações e transações mais seguras evitando fraudes;
- Reduz a quantidade de papel e custos em processos burocráticos