Cobrança Garantida: saiba como nunca mais se preocupar com a inadimplência

Você conhece algum síndico que nunca precisou se preocupar com inadimplência? Se conhece, pode ter certeza que ele faz uso da cobrança garantida nos condomínios que administra. 

A inadimplência é o grande vilão na história da administração condominial. Ela causa insegurança, aumenta a taxa de condomínio dos moradores adimplentes e ainda é responsável pelos problemas de relacionamento entre síndicos e moradores inadimplentes, pois o síndico é também o cobrador. 

A Inadimplência também é um problema no seu condomínio?

A não ser que o seu condomínio seja uma exceção, é bem provável que essa também seja a sua realidade. E é na hora de procurar saber como lidar com a inadimplência que surge um tema que ainda traz muitas dúvidas a síndicos e administradoras: as garantidoras de condomínio, que oferecem a chamada cobrança garantida de condomínio.

LEIA TAMBÉM: MyCond: A solução digital para condomínios e administradoras

E o que é Cobrança Garantida?

A cobrança garantida é um serviço prestado pelas empresas garantidoras que, ao executarem os processos de cobrança, garantem o repasse de 100% da receita para o condomínio, mesmo que haja moradores inadimplentes. 

Quais serviços as empresas garantidoras oferecem? 

1 – Cobrança Garantida

É a principal atividade das Garantidoras, que passam a ter a responsabilidade sobre a cobrança das taxas condominiais e do repasse do valor integral para a administração. 

Dessa maneira, mesmo que haja falta de cumprimento por parte de alguns moradores, o condomínio recebe normalmente a quantia do mês e, assim, não sofre desfalques.

2 – Antecipação de Receita

As garantidoras também fazem a antecipação de receitas para condomínios, para  investimentos em reforma, melhorias e contratação de novos sistemas. 

Benefícios para o Condomínio

  • 100% da receita no caixa do condomínio

A gestão sabe o valor exato que entrará no caixa do condomínio, sem se preocupar com o descumprimento de pagamentos. A garantidora assume o papel de realizar as devidas cobranças.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus e a inadimplência das taxas condominiais

  • Receita garantida X Planejamento estratégico 

O  síndico pode fazer todo o planejamento estratégico, pagando as despesas do dia a dia, ou um conserto simples e que não fuja tanto do orçamento, além de coletar o valor para um possível fundo de reserva. 

  • Condôminos satisfeitos 

O condomínio continua funcionando, evitando atrasos, paralisação de obras e até mesmo o corte de serviços essenciais. 

Os condôminos adimplentes também deixam de pagar a conta de quem está inadimplente, pois com a verba em mãos, o condomínio não precisa cobrar taxas extras dos moradores, algo comum quando há inadimplência e que acaba sobrecarregando quem já paga em dia.

LEIA TAMBÉM: Gestão da inadimplência nos condomínios – Meios legais de cobrança

  • Os síndicos não se desgastam com moradores ou processos judiciais 

Com a cobrança feita por uma empresa especializada, o síndico evita o embate  com moradores inadimplentes e o desgaste com os processos judiciais. Por contarem com estrutura financeira robusta e advogados próprios, as garantidoras lidam com a situação de maneira mais tranquila e estável.

Se o seu condomínio tem problemas com inadimplência, a contratação de uma garantidora pode ser a solução que você procurava.