Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Dicas de como evitar a proliferação de mosquitos dentro de condomínios

No período chuvoso é preciso também ficar atento aos cuidados para evitar a proliferação de mosquitos. A incidência de chuvas aumenta a formação de poças em locais de difícil acesso, um ambiente ideal para os insetos.

Vale lembrar que os pernilongos comuns, tipo Culex, preferem a água suja, com matéria orgânica, para por os ovos. Já o Aedes aegypti, conhecido como “mosquito da dengue”, prefere água parada e limpa. Por isso, atenção redobrada para os valões, esgotos a céu aberto e rios poluídos perto de casa. Nesse caso, vale cobrar da Secretaria de Saúde ações de combate ao mosquito.

Para edifícios, condomínios e residenciais, algumas medidas simples podem ajudar a afastar esses insetos incômodos. Confira as dicas.

PISCINA

Utilize cloro para tratar a água. Execute também a limpeza das canaletas ao redor da piscina, bem como as bordas e as paredes do skimmer.

RALOS

Coloque telas de nylon com trama de espessura suficiente para evitar a passagem mosquito. No caso de ralos internos, utilize duas colheres de sopa de sal semanalmente.

FOSSO DO ELEVADOR

Verifique uma vez por semana se há acúmulo de água e, em caso positivo, execute a remoção por escoamento ou sucção.

MARQUISES E CALHAS

Faça a limpeza para remover o acúmulo de folhas ou outros detritos que possam empoçar a água. Verifique também a existência de desníveis que possam acumular água e faça os devidos ajustes.

VASOS SANITÁRIOS

Mantenha-os sempre tampados e acione a descarga pelo menos uma vez por semana. Caso não possuam tampa, faça a vedação com sacos plásticos, plástico filme ou outro elemento que possa ser facilmente ajustado ao formato da boca do sanitário.

RECIPIENTES DESCARTÁVEIS

Não deixe garrafas PET, vasilhas, potes ou outros recipientes descartáveis que possam acumular água esquecidos em áreas comuns. Coloque-os em sacos plásticos e entregue-os à coleta de lixo. Acredite, até uma tampinha de refrigerante com água esquecida em algum canto pode se tornar criadouro de mosquito.

JARDIM

Plantas que acumulam água, como bromélias, merecem total atenção. Caso não possam ser substituídas, regue-as com mangueira sob pressão duas vezes por semana para retirar ovos e larvas que possam estar presos às folhas.