Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Como limpar caixas d’água em condomínios

A manutenção dentro de um condomínio é uma tarefa muito comum nesses espaços, desde aquelas diárias, até as mennsais e anuais. E uma das tarefas importantes dentro de assunto está a limpeza das caixas d’água.

Limpar a caixa d’água do condomínio é uma tarefa muito importante que deve ser realizada pelo síndico ou pelo zelador do prédio. A caixa d’água é onde fica armazenada a água que será consumida pelos moradores do prédio, e é por isso que a sua limpeza é tão importante.

Que tal começar o ano com a manutenção em dia e a água cuidada como deve ser? Acompanhe como funciona esse processo nesta nova postagem.

Passo a passo

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, e de preferência no início da primavera. Para fazer a limpeza, é preciso desligar o sistema de abastecimento de água do prédio e esvaziar a caixa d’água.

Depois de esvaziada, a caixa d’água deve ser lavada com água e sabão, e também é importante esfregar as paredes e o fundo da caixa d’água para remover toda a sujeira e detritos. Depois de lavada, a caixa d’água deve ser enxaguada com água limpa e deixada ao sol para secar.

LEIA TAMBÉM: Dicas de reformas na área de lazer

Após a caixa d’água estar completamente seca, é importante colocar um inseticida e um bactericida para evitar que a água fique contaminada.

Quem deve realizar a limpeza?

Como já vimos, é imprescindível que a limpeza da caixa d’água seja feita periodicamente pelo síndico, o responsável por esta manutenção.

Dessa forma, caso algum condômino passe mal por causa da má qualidade da água, o síndico é quem será responsabilizado, inclusive judicialmente.

Mesmo não sendo um serviço muito difícil, o recomendado é que a limpeza não seja feita por conta própria e sim por empresa especializada,  que dê ainda uma garantia do serviço. Essa empresa terá a capacidade de realizar a tarefa de forma correta e utilizando as normas de segurança do trabalho, a exemplo do uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.

Contrate empresa especializada

Como já dissemos, é importante contratar uma empresa especializada para fazer a limpeza da caixa d’água, pois eles possuem o equipamento e os produtos adequados para fazer uma limpeza eficiente e evitar que a água fique contaminada

Atenção ainda para a necessidade dessa empresa atestar o serviço em um POP – Procedimento Operacional Padrão. O documento deve constar qual a limpeza deverá ser executada naquele reservatório de água, como será efetuada e de quanto em quanto tempo ocorrerá.

O POP é uma exigência da RDC – Resolução da Diretoria Colegiada 216 da ANVISA, que determina em lei que as caixas d’água de grande porte:

LEIA TAMBÉM: Cuidados importantes em piscinas de condomínios

  • Devem ser de material que não comprometa a qualidade da água;
  • não possua infiltrações, rachaduras ou vazamentos;
  • esteja sempre devidamente tampada e vedada.

 

Algumas informações deverão constar no documento, são elas:

  • O tipo de material da caixa d’água que será higienizado (aço inox, poliéster, fibra de vidro, polietileno);
  • A forma como a limpeza ocorrerá no reservatório de água;
  • Qual o princípio ativo utilizado para realização da limpeza da caixa d’água de grande porte;
  • Quanto tempo a solução utilizada para limpeza da caixa d’água permanecerá em contato com a superfície do reservatório;
  • O nome, o cargo ou a função do responsável pela higienização do reservatório;
  • Temperatura específica do(s) produto(s) que serão usados em água morna ou água fria.

Quem paga pela limpeza da caixa d’agua?

Moradores e inquilinos costumam ter dúvidas quando o assunto é quem vai pagar pelo serviço de limpeza da caixa d’água. Essa é uma despesa ordinária ou extraordinária?

Já que a limpeza da caixa d’água é referente à manutenção do condomínio, a exemplo da manutenção de elevadores, essa é uma despesa ordinária. Sendo assim, cabe ao morador (inquilino) arcar com a despesa.

Cuidados que se deve ter com as caixas d’água

Para além da limpeza, também é fundamental cuidar para que a caixa esteja bem vedada, pois as caixas sem tampa atraem animais, que podem contaminar a água com fezes e urina.

LEIA TAMBÉM: Manutenção de área verde na primavera

A tampa aberta também pode facilitar a entrada de insetos, como os mosquitos que transmitem doenças contagiosas, a exemplo do aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.

O síndico também deve verificar sempre se as caixas estão quebradas ou com rachaduras, o que podem causar infiltrações no prédio. Com a limpeza recorrente, esses problemas são minimizados.

Para finzalizar, além dos cuidados com a limpeza da caixa d’água, o síndico deve incluir ainda a manutenção das bombas, nesse trabalho de limpeza.