Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Erros comuns na administração de condomínios

As pessoas adquirem imóveis para usufruir de um ambiente tranquilo e agradável. Porém, às vezes, o que elas encontram é o oposto. Muitos problemas podem surgir em um condomínio, e a maioria deles é causada por erros de administração.

Nesta nova postagem vamos conhecer os erros mais comuns. São eles:

Falta de comunicação

Muitos problemas surgem porque as pessoas não se comunicam. É importante ter um canal de comunicação eficiente entre o administrador e os moradores. A escolha desse canal também deve ser importante, para evitar ruídos e conflitos. Grupos de WhatsApp, por exemplo, não são muito indicados. Sistemas como o MyCond possuem canais próprios e eficientes.

Falta de planejamento 

Outro erro comum é a falta de planejamento. É importante ter um plano de ação para lidar com os problemas de forma eficiente.

Ignorar os problemas 

Muitos administradores ignoram os problemas, o que pode agravá-los. É importante ser proativo e tratar os problemas assim que eles surgirem.

Falta de organização

A falta de organização também pode levar a problemas. É importante manter o condomínio organizado e limpo.

Não seguir as regras

As regras do condomínio devem ser seguidas por todos, incluindo o síndico.Ignorar as regras pode causar problemas e atrapalhar o funcionamento do condomínio.

Como o digital pode ajudar na administração de condomínios

O digital pode ajudar na administração de condomínios de diversas formas. Um software de gestão de condomínios, por exemplo, pode ser extremamente útil. Ele pode auxiliar na comunicação, organização e tomada de decisões. A exemplo da MyCond, que hoje atua como HUB de Inovações Condominiais.

LEIA TAMBÉM: Benefícios da digitalização condominial

Além disso, o uso de tecnologias pode ajudar muito a melhorar a eficiência do condomínio. Abaixo o exemplo de tecnologias que podem fazer a diferença na gestão administrativa do condomínio.

Controle de acesso

O controle de acesso é uma das tecnologias mais importantes para a segurança de um condomínio. É responsável por gerenciar o acesso de pessoas e veículos ao condomínio. O controle de acesso pode ser feito por meio de catracas eletrônicas, leitores de biometria e de código de barras.

LEIA TAMBÉM: Vantagens de adotar um aplicativo de controle de acesso

Sistema de CCTV

O sistema de CCTV é um sistema de monitoramento e gravação de vídeo. Ele é usado para a segurança do condomínio e para a investigação de crimes. O sistema de CCTV é composto por câmeras, gravadores de vídeo e monitores.

Controle de estacionamento

O controle de estacionamento é uma tecnologia usada para gerenciar o estacionamento de veículos em um condomínio. Ele pode ser usado para autorizar ou bloquear o acesso de veículos ao estacionamento. O controle de estacionamento pode ser feito por meio de catracas eletrônicas, leitores de biometria e de código de barras.

Sistema de incêndio

O sistema de incêndio é uma das tecnologias mais importantes para a segurança de um condomínio. Ele é responsável por detectar, controlar e extinguir incêndios. O sistema de incêndio é composto por detectores de fumaça, alarme, sprinklers e mangueiras.

Sistema de intercomunicação

O sistema de intercomunicação é uma tecnologia usada para comunicar entre os apartamentos de um condomínio. Ele permite que os moradores se comuniquem entre si e com o porteiro. A exemplo dos interfones.

Sistema de automação residencial

O sistema de automação residencial é uma tecnologia usada para gerenciar os sistemas de um condomínio. Ele pode ser usado para ligar e desligar luzes, controle de temperatura e sistemas de segurança. O sistema de automação residencial é composto por um controle remoto, sensores e atuadores.

LEIA TAMBÉM: Conheças as atribuições de uma administradora de condomínios

Sistema de gerenciamento de energia

O sistema de gerenciamento de energia é uma tecnologia usada para gerenciar o consumo de energia elétrica de um condomínio. Ele pode ser usado para monitorar o consumo de energia, para diminuir ou aumentar a capacidade de geração de energia e para cobrar pelo consumo de energia. O sistema de gerenciamento de energia é composto por um painel de controle, um registrador de consumo de energia e um medidor de energia.

Sistema de irrigação

O sistema de irrigação é uma tecnologia usada para regar as plantas de um condomínio. Ele pode ser usado para controle automático ou manual da irrigação. O sistema de irrigação é composto por um programador, um timer, um aspersor e um mangueira.