O que é gestão condominial?
A gestão condominial de prédios residenciais é uma atividade que administra e visa manter em ordem todos os processos necessários ao dia a dia, como pagamento de contas, manutenções e contratação de funcionários. Além disso, deve zelar pelo patrimônio de modo a garantir a satisfação de moradores.
Em outras palavras, se refere ao ato de administrar de maneira correta e eficiente às demandas do condomínio. Ou seja, zelar pelo condomínio em todas as áreas necessárias para que aconteça seu devido funcionamento, como, por exemplo:
Área financeira, fiscal e contábil;
Folha de pagamento;
Prestação de contas;
Questões jurídicas;
Gestão de pessoas;
Mediação de conflitos;
Manutenções preventivas;
Entre outras.
Por ser uma tarefa complexa, é importante que o síndico tenha conhecimento nas áreas mencionadas acima.
Quais são os tipos de gestão de condomínios?
O modelo de administração condominial depende das características e necessidades do condomínio. Sendo assim, você pode encontrar alguns tipos de gestão de condomínio como, por exemplo:
Autogestão;
Gestão com síndico profissional;
Autogestão assistida;
Gestão condominial com administradora de condomínios.
5 dicas para fazer uma gestão de condomínios
Essas dicas foram elaboradas com base em nossa experiência em administração e gestão de condomínios. Mas, independem da localização ou tipo de condomínio.
1. Usar tecnologia para gestão de condomínios.
Investir em uma solução tecnologica, como por exemplo, o MyCond App, facilitará a gestão de condomínios é benéfico pois, ajuda a reduzir custos e otimiza as tarefas rotineiras.
Além do mais, diminui a possibilidade de erros humanos e melhora a comunicação entre síndico e condôminos.
2. Controlar as contas e a inadimplência.
Os altos custos são um dos grandes problemas na administração de condomínios. É uma das maiores preocupações do síndico, com o MyCond App, você reduz em até 90% a inadimplência de condôminos.
Da mesma maneira, a inadimplência prejudica o fluxo de caixa condominial. Em outras palavras, deixa de entrar dinheiro para pagar as contas e bancar as despesas condominiais.
Por isso, implementar uma política de controle e redução das despesas e manter a inadimplência em níveis aceitáveis é fundamental para manter o equilíbrio as contas do condomínio.
3. Promover a comunicação
Mantenha os moradores informados sobre as decisões do condomínio, assembleias e eventos através de canais como o MyCond App.
E mais do que isso, a comunicação transparente fortalece a confiança, engajamento e evita conflitos que podem terminar em disputas judiciais.
4. Manutenções preventivas
Agende revisões e reparos periódicos para evitar problemas futuros e prolongar a vida útil das instalações do condomínio. Já diz o ditado, “prevenir é mais barato do que remediar”.
Além disso, equipamentos mal cuidados e obsoletos podem causar transtornos, como, por exemplo, um acidente.
5. Controle Financeiro
Os altos custos são um dos grandes problemas na administração de condomínios. É uma das maiores preocupações do síndico.
Organize as finanças com precisão. Utilize um software ou aplicativo especializado, como o MyCond App, para gerenciar receitas, despesas, boletos e inadimplência.
Por isso, implementar uma política de controle e redução das despesas e manter a inadimplência em níveis aceitáveis é fundamental para manter o equilíbrio as contas do condomínio.
Sabe como é trabalhoso administrar um condomínio, não é mesmo? O síndico carrega inúmeras responsabilidades e precisa estar atento a cada detalhe. No entanto, em condomínios maiores, fica impossível fazer tudo sozinho.
Nessas situações, a solução ideal é contar com um aplicativo especializado em gestão condominial, como o MyCond App. No entanto, com ele, todas as atividades são facilmente gerenciadas por uma equipe de profissionais experientes, proporcionando tranquilidade e eficiência para o síndico e os moradores. Simplifique a gestão do seu condomínio com o MyCond App!