HORA DE ECONOMIZAR! Vantagens na individualização de água e gás

Acompanhar de perto as receitas e as despesas do condomínio é uma ótima forma de controlar as finanças. Mas, quando essa lista é grande, o processo precisa ser bem gerenciado para evitar problemas.

Por isso mesmo, cada vez mais, os condomínios têm tentando individualizar o máximo de contas possíveis, e assim reduz os gastos que são divididos, ficando mais fácil controlar o equilíbrio nas contas, e tornando mais justa a distribuição de despesas.

Que tal conhecer agora algumas vantagens, tanto para síndicos como moradores, da individualização, por exemplo, do gás e da água nos condomínios?

ADEUS DISCUSSÕES

Individualizar serviços em condomínios além de economia pode gerar uma redução significativa dos desgastes com discussões sobre as divisões das contas.

Em muitos condomínios, todos os serviços de uso comum, independentemente do quanto cada um consome, são divididos de forma igual entre os moradores e cobrados mensalmente, é a chamada taxa condominial.

LEIA TAMBÉM: Por que a manutenção predial deve ser realizada?

Muitas vezes esse modelo acaba gerando desconforto por aquele morador mais consciente, ou aquele que fica o dia todo fora de casa, e acaba tendo que pagar igualzinho ao morador que gasta mais. O resultado disso são questionamentos acalorados.

Individualizar as contas nesse sentido é uma solução, já que cada um fica responsável pelo seu consumo e paga de forma justa. E sabe o que também pode acontecer? Aquele gastador, passa até a economizar mais, quando percebe que a economia doe menos no bolso.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

A individualização traz um bem não só ao bolso, como também ao meio ambiente. É sabido que a água é um bem precioso no mundo e sua utilização consciente deve fazer parte da rotina de todos.

LEIA TAMBÉM: Práticas simples para um condomínuo sustentável

E é assertivo dizer, que quando um valor é embutido em um pacote mensal, a avaliação de importância não é feita como deveria. Já com a individualização de água e gás em condomínios, é normal que as pessoas passem a reutilizar a água nas atividades diárias e se preocuparem mais com a emissão do gás, pois as despesas serão exclusivamente daqueles que as geraram.

Conclui-se então que a preocupação com os gastos e com a utilização dos recursos será muito maior que antes.

REDUÇÃO CUSTOS

Todo o serviço pago pelo consumidor o faz estar mais atento e analisar o valor cobrado. Em condomínios, não acontece isso, pois  como existe uma tendência generalizada que os gastos serão maiores, o custo não costuma ser percebido como além do habitual, por fazer parte de um rateio mensal.

LEIA TAMBÉM: Saiba como reduzir os custos do seu condomínio

Com a individualização, a parcela mensal de condomínio só englobará despesas que não podem ser separadas. Ao ter a cobrança de água e gás direcionada especificamente para a sua residência, o morador poderá administrar melhor o consumo e com isso pagar um valor menor.

IMPLANTAÇÃO

A instalação de um sistema de individualização de água e gás em edifícios já é tendência no mercado e alguns municípios brasileiros já possuem legislação que obrigam a implantação em novas construções.

Mas os antigos também podem implantar. E como fazer isso? Existem várias empresas que fornecem a implantação do serviço, que pode ser feita com base nas condições de instalação externa do sistema e a migração para dentro de cada residência.

LEIA TAMBÉM: Seu condomínio faz inspeção predial? 

Vale lembrar que não é uma solução barata de imediato, e os custos serão diluídos a médio e longo prazos. Ou seja, é importante planejar e fazer uma boa previsão orçamentária.

DICA MYCOND

Quando se tem água individualizada é preciso cobrar no boleto. Ou seja, um funcionário vai até os apartamentos para registrar a medição. Esse número é passado para a administradora que coloca no sistema, compara com o mês anterior, e por fim faz o cálculo para colocar no boleto.

Com o MyCond, o boleto é emitido pelo aplicativo, basta que o porteiro coloque o valor do registro do dia e o sistema automaticamente faz o cálculo. Pensamos em processos simplificados, ágeis e com segurança.