Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

O que é o DESCONTO PONTUALIDADE em condomínios?

O desconto por pontualidade é uma prática comum em condomínios e outras organizações que envolvem cobranças periódicas, pois tem como objetivo oferecer incentivos para que os moradores e proprietários cumpram suas obrigações financeiras de forma pontual.

Esse desconto está sujeito aos regulamentos do condomínio e é uma ótima forma de fazer com que os moradores conheçam e estejam cientes do regimento interno do prédio.

Nesta postagem, vamos explicar o que é o desconto por pontualidade em condomínios, como funciona e quais as principais regras a respeito desse tipo de desconto.

O Que é Desconto por Pontualidade?

O desconto por pontualidade é um benefício concedido aos moradores que pagam corretamente suas taxas e despesas condominiais dentro do prazo estipulado. Uma vez que os pagamentos são realizados antes da data de vencimento, o proprietário recebe uma bonificação financeira.

Geralmente, essa bonificação está relacionada a redução da porcentagem dos juros, que são cobrados automaticamente quando o contribuinte não consegue cumprir o prazo de pagamento.

LEIA TAMBÉM: Dicas para um fluxo de caixa eficaz em um condomínio

Como Funciona o Desconto por Pontualidade?

O desconto por pontualidade é concedido aos condôminos que pagam suas taxas e despesas condominiais adiantadamente. Geralmente, o desconto é concedido no percentual de 0,3% a 1% ao mês, dependendo da regra estipulada pelo condomínio.

Essa bonificação é concedida quando o proprietário realiza seu pagamento dentro do prazo estipulado, geralmente com desconto de juros.

Além disso, também é comum que os condomínios concedam um bônus por pagamento sem atraso durante um determinado período de tempo.

Isso significa que, caso o condômino cumpra seu compromisso em um determinado período, ele pode receber o bônus financeiro previsto.

Quais São As Regras do Desconto Por Pontualidade?

Cada condomínio possui regras diferentes para a concessão de descontos por pontualidade, portanto, é importante que os proprietários fiquem atentos e informados sobre as regras em vigor.

De forma geral, o desconto por pontualidade é concedido ao proprietário que cumpre seu compromisso com o pagamento antes da data de vencimento e pode variar de acordo com cada condomínio. O valor pode ser um percentual do total da taxa a pagar, podendo ser de 0,3% a 1% ao mês.

Algumas vezes, os condomínios também oferecem bônus financeiros para os condôminos que realizam seu pagamento dentro do prazo durante um período específico de tempo.

Por este motivo, é fundamental que os proprietários acompanhem as notícias sobre descontos por pontualidade em seu condomínio para que possam aproveitar o máximo desse benefício.

LEIA TAMBÉM: Dicas para evitar crise na gestão financeira dos condomínios

O benefício é legal?

Para especialistas da área, esse meio deve ser adotado com as devidas cautelas que serão analisadas, sob pena de ocorrer ilegalidade no desconto.

Alguns entendem que o desconto de pontualidade pode caracterizar o instituto do bis in idem (repetição de uma sanção no mesmo fato), ou seja, seria uma cláusula penal disfarçada cumulado com a multa moratória de 2% a.m.

De outro lado, alguns entendem como possível a concessão do desconto de pontualidade, entretanto, para colocar em prática deverá adotar formas para não caracterizar o bis in idem, com o objetivo também do síndico estimular os condôminos a cumprirem com a obrigação.

É importante salientar ainda, que o desconto pela pontualidade no pagamento só é considerado legal se expressamente mencionado na convenção do condomínio. Se não houver tal indicação, é necessária uma assembleia para alterar a convenção, incluindo esse desconto, desde que aprovado por 2/3 dos condôminos.

Não é permitido ao síndico estabelecer descontos para alguns condôminos, pois isso configuraria abuso de poder e violação ao princípio da impessoalidade.

Embora existam opiniões diferentes, alguns esecilaistas entedem que o desconto pela pontualidade no pagamento é legal, contudo, é preciso ter cuidado com a previsão orçamentária para não haver falta de recursos devido aos descontos e com os procedimentos necessários para não tornar a medida ilegal.

LEIA TAMBÉM: Condomínios pequenos podem fazer gestão própria da prestação de contas

Importância da informação

O desconto por pontualidade é um benefício oferecido por muitos condomínios, que tem como objetivo incentivar os proprietários a cumprirem seu compromisso com os pagamentos no prazo estabelecido, reduzindo os juros aplicados e concedendo bônus financeiros.

No entanto, cada condomínio possui regras próprias e, por isso, é importante que os proprietários fiquem informados sobre os descontos por pontualidade em seu condomínio. Desta forma, é possível aproveitar ao máximo esse benefício.

Se você tiver dúvidas sobre como funciona ou qual a melhor solução para o seu condomínio, clique aqui e tire dúvidas online com nosso especialista condominial.