Prestação de contas condominial. Como passar credibilidade?

Por Tiago Falcão
Gerente de Auditoria da Vorcon Auditoria & Consultoria

Esse artigo, em conjunto com os demais que serão lançados nas próximas semanas, irá auxiliar o síndico a prestar contas com consistência, credibilidade e em conformidade com as melhores práticas de uma gestão moderna.

Conforme artigo 1.348 do Código Civil brasileiro, o síndico é obrigado a prestar contas anualmente ou quando houver exigência nesse sentido. Contudo, há pontos relativos a este tema que deverão ser observados:

  • 1º: verifique a periodicidade estabelecido na convenção. Lembrando que a convenção não pode entrar em conflito com o código civil.
  • 2º: Uma gestão moderna e transparente jamais se limita apenas a questão legal, mas busca acima de tudo, entender quais são as melhores práticas de gestão em seu segmento. Dessa forma consideramos que fazer prestação de contas mensalmente é o ideal para quem deseja estar entre os melhores gestores. Em resumo, a lei está para prestação de contas anualmente e as melhores práticas de gestão condominial está para prestação de contas mensalmente.

Mas, o que é prestar contas?

De forma simplificada, prestação de contas em condomínio são demonstrativos de entradas e saídas de recursos conciliados e lastreados por documentação suporte válida.

Existe algumas variações no entendimento, mas não é o objetivo desse artigo discutir essas diferenças.

LEIA TAMBÉM: Transparência na prestação de contas do condomínio 

Contudo a demanda de um síndico moderno é cada vez maior, são inúmeros desafios. Por isso mesmo é recomendável a contratação de uma auditoria condominial, que pode ser feita por uma empresa especializada em auditoria com profissionais devidamente certificados. Essa iniciativa pode ajudar a gestão condominial a ter uma maior transparência na prestação de contas e consequentemente aumentar a credibilidade da administração.

Em um outro artigo explicaremos o passo a passo de uma contratação de uma auditoria para condomínios.

Quais os benefícios de uma auditoria preventiva?

  1. Avaliação de conformidade na prestação de contas (de acordo com as normas de auditoria e emitido por profissionais certificados).
  2. Ampliação na avaliação de riscos financeiros
  3. Aumento na possibilidade de correções tempestivas
  4. Trabalho personalizado com as necessidades do condomínio
  5. Aumento de network e benchmark
  6. Entendimento do ambiente de controle em conformidade com as melhores práticas internacionais
  7. Aumento na transparência das contas do condomínio
  8. Elaboração de relatórios gerenciais personalizados
  9. Consistência de indicadores financeiros para gestão
  10. Aumento da confiabilidade da Gestão
  11. Evita cobrança de taxa extra para serviço de auditoria
  12. Melhora no profissionalismo das apresentações
  13. Corrige ineficiências

LEIA TAMBÉM: Veja 4 serviços contábeis importantes para seu condomínio

Contudo, ressaltamos que para atingir os benefícios listados acima são necessários auditores experientes e com a credibilidade necessária para ajudar a construir o caminho de uma gestão confiável, transparente e com boas práticas de gestão.

O papel inicial do auditor é avaliar a real necessidade do condomínio e elaborar um planejamento de auditoria dentro da melhor relação custo benefício para o condomínio.

O serviço de auditoria condominial tem desembolso acessível para a maioria dos condomínios e pode agregar um grande valor a gestão condominial.

LEIA TAMBÉM: Sou síndico e agora?