O síndico tem a responsabilidade civil e criminal perante o que ocorre no condomínio. Por isso ele precisa ser respeitado e ter o trabalho valorizado. No geral, é a convenção e a assembleia do condomínio que estipulam quais são os direitos que o síndico possui, mas alguns deles são de senso comum, como por exemplo:
SÍNDICO NÃO SABE TUDO
O síndico não tem a obrigação de saber tudo. Ele não precisa ter conhecimento técnico em áreas como direito, engenharia ou contábil. O ideal é que o síndico acompanhe os processos e contrate especialistas, de acordo com a exigência de cada situação.
SÍNDICO NÃO É REI
O síndico não é o obrigado a tomar todas as decisões do condomínio. Os condôminos podem ajudar e propor soluções que busquem um bem comum.
LEI TAMBÉM: Saiba quais são os processos mais comuns contra síndicos
SÍNDICO TEM VIDA
Como qualquer outro condômino, o síndico também trabalha, estuda e tem obrigações familiares que precisam ser respeitadas, é preciso utilizar bom senso e não incomodar o síndico em horas e dias inapropriados.
SÍNDICO PRECISA DE TEMPO
É comum ocorrer um acúmulo de reclamações e nem sempre o síndico pode resolver todos os problemas de uma só vez. Vale o bom senso do condômino em não acusar injustamente o síndico, principalmente sua moral, pela não resolução de problemas. O síndico pode estabelecer que todas as reclamações só sejam feitas por escrito e com a assinatura dos envolvidos.
SÍNDICO PODE TER FÉRIAS
Sim! Os síndicos têm o direito de tirar alguns dias para descanso. Durante esse período, é o subsíndico quem assume o papel perante o condomínio, respondendo oficialmente pelas funções do gestor.