Dicas para manter a HARMONIA dentro do condomínio

Todo final de ano é comum falar e exercer a HARMONIA, que no dicionário quer dizer:

  • combinação de elementos ligados por uma relação de pertinência, que produz uma sensação agradável e de prazer.
  • ausência de conflitos; paz, concórdia.

É o período em que famílias e amigos buscam se harmonizar em confraternizações, trocas de presentes, mesas de jantar. Nada melhor do que estar em harmonia não é mesmo?

Esse também é o desejo de quem vive em condomínios, ambiente, que muitas vezes, manter a HARMONIA não é uma tarefa nada fácil.

Barulho de obras, animais, correria das crianças, música alta, conversas em horários inapropriados, falta de cuidado com as áreas comuns, lixo no lugar errado…esses são alguns acontecimentos que rendem conflitos e acabam com a HARMONIA do condomínio.

Nesta postagem vamos apresentar algumas dicas que pode ajudar na manutenção de um condomínio mais harmônico e feliz.

Respeito acima de tudo

Pensar no outro, praticar a empatia e o respeito são princípios básicos para manter a harmonia de um local. Principalmente em uma convivência coletiva. Mas quando falamos em respeito, não estamos falando apenas de pensar do vizinho, mas também de respeitar as regras do local. Assim como o síndico tem direitos e deveres, o mesmo acontece com o condômino.

LEIA TAMBÉM: Conheça as leis sobre barulho em condomínios

Conheça a Convenção do local onde mora e respeita todas as regras que ali estão listadas. As leis que regem um condomínio foram criadas visando à boa convivência e harmonia do espaço.

Atenção aos barulhos

Todos sabem que cada condomínio existe limites em relação a barulho. Tenha bom senso e respeite os horários estabelecidos. Mais uma vez, se coloque no lugar do outro, colabore com o bom convívio e o respeito ao próximo. 

A lei do silêncio vale entre 22h e 08h, mas isso não quer dizer que qualquer tipo de barulho possa ser feito fora deste horário. Inclusive, o Código Civil prevê situações em que o ruído de um morador atrapalhe o trabalho ou o descanso de seus vizinhos durante o dia.

Mantenha tudo limpo

Nunca jogue resíduos pela janela ou em locais indevidos e mantenha os espaços sempre limpos, não só as áreas de lazer, mas corredores, escadas e elevador. Aqueles que têm animais de estimação os cuidados devem ser redobrados.

O lixo doméstico deve ser depositado nos devidos lugares para manter a limpeza do condomínio. Nada de deixar nas escadas ou na porta de casa por muito tempo. Lixo pode atrair animais que podem transmitir doenças. Então não é só uma questão visual e sim de saúde.

Embale seu lixo corretamente para evitar odor forte, e sempre utilize o elevador de serviço para transportá-lo. Se possível, separe os resíduos a serem reciclados, assim ajuda os catadores e o meio ambiente.

LEIA TAMBÉM: Dicas para a gestão do lixo nos condomínios

Garagem em paz

Pode não parecer, mas a garagem costuma ser motivo de brigas dentro de condomínios. Então vamos as regrinhas básicas: Nada de buzina, use luzes baixas, respeite a sua vaga, não estacione em vagas de outras pessoas sem pedir autorização, obedeça às marcações, não use sua vaga como depósito e respeite o limite de velocidade.

Ocorreu algum acidente? Interfone ou deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas, e permita que o vizinho escolha a melhor forma de conserto do automóvel. Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.

Procure saber do síndico, o que além de carros pode ser armazenado na garagem, como isso deve ser feito, e por qual período. Evite confusão, notificações e multas.

Obras dentro das regras

Obras são comuns dentro de um condomínio e elas sempre chegam acompanhas de barulho, movimentação de prestadores de serviço e sujeira. Para minimizar o máximo possível esses danos comuns, é importante comunicar antes ao síndico e aos vizinhos mais próximos, respeitar os horários estabelecidos, informar também a duração do serviço.

Importante lembrar que reformas que alterem a fachada do condomínio na maioria das vezes não podem ser feitas. Consulte sempre as regras.

LEIA TAMBÉM: Regras para mudança da fachada de um condomínio

Preserve as áreas comuns

Salão de festas, quadras, piscinas, churrasqueiras, academias, espaço gourmet e kids, são áreas de convivência comum e que também tem regras estabelecidas que devem ser cumpridas. Fique sempre atento ao horário de uso, ao barulho excessivo e deixe sempre o local como estava antes do uso.

Por causa da pandemia, muitos desses espaços passaram também a precisar de agendamento. Então não esqueça de agendar e liberar o espaço na hora correta para o outro morador.

LEIA TAMBÉM: Faça gestão de reservas de academia do condomínio por aplicativo

Educação sempre

Cumprimente às pessoas com quem cruzar, um bom dia, boa tarde ou boa noite não custa nada e ganha a simpatia de todos. Procure participar sempre dos eventos do condomínio e ajude sempre que preciso seu vizinho. Uma hora você também pode precisar.

Nos elevadores, espere as pessoas saírem antes de entrar e nada de “segurar” o elevador parado em um andar, principalmente em horários de pico. Lembrem sempre de transportar as compras de supermercado no elevador de serviço.