Nessa postagem vamos entender que parte do condomínio é considerada fachada

,

Regras para mudança da fachada de um condomínio

7 de dezembro de 2021
Por Blog MyCOND

Um dos fatores que mais influenciam na valorização e venda de um apartamento é a estética do condomínio. Por esse motivo mantê-lo sempre em dia significa a manutenção de valor de mercado, além de uma segurança em relação a estrutura do local.

Quem mora em condomínio sabe que existem regras para manter a fachada harmônica, mas muitas vezes essas regras geram conflitos, seja por falta de conhecimento do que diz a Convenção, seja pela vontade individual de realizar alguma mudança.

Nessa postagem vamos entender que parte do condomínio é considerada fachada, o que diz a lei sobre alteração de fachada e como deve ser feita a aprovação. Além disso vamos destacar a importância ainda da reforma da fachada.

O que é fachada?

A fachada é toda área externa que compõe o visual do condomínio, como as paredes externas, janelas, sacadas e esquadrias, portas e portões de entrada e saída do edifício. Mas vale lembrar que a fachada não se restringe apenas a face da edificação voltada para a rua. 

LEIATAMBÉM: Trabalho nas alturas em condomínios. Entenda a norma NR 35

O que diz o Código Civil?

 O Código Civil e a Lei dos Condomínios possuem dois artigos que estabelecem as regras sobre alteração de fachada. São eles:

– Artigo 1336: “São deveres do condômino: III – não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas”

– Art. 10. É defeso (proibido) a qualquer condômino: I – alterar a forma externa da fachada;

Porém, as modificações da fachada podem ser feitas em casos de concordância de todos os moradores, de forma unificada.

Art. 10. “É possível a modificação de fachada desde que autorizada pela unanimidade dos condôminos”

LEIA TAMBÉM: Seu condomínio faz inspeção predial?

O que é considerado mudança de fachada?

Como o nome já diz, MUDANÇA. Então qualquer ação que altere um padrão existente é considerada mudança. Por exemplo:

  • Fechamento de sacadas com grades ou vidros
  • Instalação de antenas
  • Varais visíveis
  • Películas em vidros
  • Toldos
  • Suporte para equipamentos
  • Entre outros elementos que tenha influência na estética.

O que é considerado reforma de fachada?

Vale lembrar que com o tempo a fachada de um prédio vai precisar de manutenção, que pode ser preventiva ou corretiva. Os anos podem causar desgastes naturais como rachaduras, sujeiras e infiltrações. Uma reforma, que não é nada barata para o condomínio, mas é extremamente necessária.

As reformas são mudanças visando o estrutural do condomínio. São elas:

  • Isolamento acústico
  • Manutenção do sistema hidráulico 
  • Conserto de rachaduras 
  • Pintura
  • Limpeza de pastilhas

Obs: A norma NBR 13755 de 11/2017 estabelece as condições exigíveis para projeto, execução, inspeção e aceitação de revestimentos de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas ou pastilhas assentadas com argamassa colante. 

LEIA TAMBÉM: MYCOND DOC: Modelo de Comunicado de Obra para condomínios

Qual o quórum para mudança de fachada?

A aprovação da alteração ou reforma de uma fachada precisa de um quórum de aprovação de ⅔ dos condôminos. 

Ou seja, é preciso realizar uma Assembleia, registrar em Ata e registrar na Convenção do Condomínio, já que é ele que contém as regras.

E para que essa mudança ocorra é preciso levar em consideração todo o conjunto arquitetônico, em concordância coletiva entre os condôminos e sem causar danos à harmonia visual da construção.

Mudança indevida como agir?

Se algum morador fizer uma alteração proibida pela Convenção do condomínio, o síndico ou administradora tem o dever de enviar uma notificação da infração e solicitar que o morador restabeleça os padrões do condomínio com prazo determinado. Caso isso não ocorra, a multa poderá vir em seguida, como consta Código Civil (art. 1336 e 1337).

Existe ainda a possibilidade, em casos que nem a multa resolva, recorrer a ações judiciais. O que deve ser discutido e votado em assembleia com aprovação da maioria dos presentes.

Quais alterações são liberadas sem precisar de autorização?

Essas mudanças, muitas vezes, estão relacionadas a segurança do condômino. Por exemplo, a utilização de redes de proteção. Mas fique atento a cor. O condomínio não pode proibir a colocação, mas pode exigir um padrão específico, então se informe.

LEIA TAMBÉM: Condomínio não pode proibir rede de proteção

O morador pode impedir obra do condomínio em seu imóvel?

O condomínio é um bem coletivo e por esse motivo os benefícios coletivos vão sempre se sobrepor aos interesses individuais e é com base nesta convicção, que os síndicos devem agir. Isso lhes dá respaldo para que busquem sempre, como primeira medida, uma negociação com o condômino, mostrando a necessidade de realizar uma dada obra e combinando a forma de entrar e executar o serviço.

Caso ainda aja resistência, o síndico, tendo como obrigação a manutenção e segurança do prédio (Art. 1.348 do Código Civil), deve agir. Em caso de dificuldade ele pode e deve acionar a Justiça demandando-lhe a “obrigação de fazer”. É uma medida parecida com a liminar, a qual deverá, inclusive, prever sanções caso o morador permaneça irredutível em não liberar o acesso ao imóvel.

MyCond+

Síndico de primeira viagem?

Comece hoje nosso curso online gratuito

Descubra tudo que a MyCond+ pode
oferecer ao seu condomínio.

Fale agora com nossa equipe de especialistas
ou preencha o formulário:

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do nosso time.

Nosso propósito é muito claro: transformar o condomínio dos nossos clientes em um melhor lugar para conviver! Desde 2017, desenvolvemos ferramentas digitais que melhoram a comunicação entre síndicos, moradores, administradoras e prestadores de serviços. Estamos em constante aperfeiçoamento, desenvolvendo soluções que impactam diretamente na vida das pessoas. O time da MyCond+ é composto de diferentes áreas para promover um ambiente de trabalho diversificado, criativo e inovador, com desenvolvimento de software web e mobile, design de produtos digitais, atendimento comercial, suporte a usuários, contábil, jurídico e técnicos.

Se você é uma pessoa que tem interesse em trabalhar remotamente, se interessa por tecnologia, se sente confortável com autogestão e um ambiente em constante evolução, a MyCond pode ser para você.

Compartilhe conosco seu currículo e áreas de interesse através do e-mail:
vaga@mycond.com.br

Imprensa

MyCond+, um hub de soluções para o seu condomínio.

Além de oferecer o mais bem avaliado aplicativo condominial, segundo a Play Store, a MyCond agora é uma plataforma completa de serviços digitais para condomínios. O hub de serviços MyCond+ ofecere ferramentas digitais para síndicos, administradoras e empresas de controle de acesso em uma plataforma de contratação sob medida…

Privacidade

Política de Privacidade

Nossa política de privacidade busca informar aos nossos usuários sobre como os dados pessoais são coletados e o que é feito com eles.

Termos de Uso

A seguir é possível consultar os termos de uso do usuário para o nosso aplicativo. É fundamental que esteja de acordo com estes termos para utilizar as nossas soluções.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp