Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Pará já noticiam o aumento da inadimplência nos condomínios neste período da pandemia.

,

O condomínio pode divulgar a lista de inadimplentes?

22 de outubro de 2020
Por Blog MyCOND

Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Pará já noticiam o aumento de condôminos inadimplentes neste período da pandemia. Em uma pequena pesquisa já é possível perceber o mesmo cenário em outras regiões do país.

E quando o assunto é inadimplência, ainda sim, há uma série de dúvidas, principalmente sobre as formas de cobrança e sobre a responsabilização do síndico ou da administradora no caso de uma divulgação incorreta.

O tema é sensível e merece atenção. Se de um lado a gestão condominial precisa ser transparente quanto a saúde das finanças do condomínio, por outro existe o receio de possíveis processos judiciais.

Dessa forma, a gestão precisa estar munida ao máximo de informações sobre a forma de cobrança, já que a alegação mais comum entre os condôminos inadimplentes, que tiveram o nome divulgado, é a de que foram ofendidos ou mesmo expostos de forma vexatória. É aí então que entra o processo de indenização por danos morais.

LEIA TAMBÉM: Gestão da inadimplência nos condomínios

A lei

Segundo prevê o artigo 1348 do Código Civil, as cobranças das dívidas condominiais devem ser realizadas pelo síndico, o principal responsável pelo condomínio.

Art. 1.348. Compete ao síndico:

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas.

Mais como as cobranças podem ser realizadas? Existem duas formas, ou a judicial, aquela que utiliza processo na justiça, ou a extrajudicial. Essa última costuma ser a mais complicada para os síndicos, que sempre estão com dúvidas de como fazê-las.

Segundo especialistas a forma mais segura é a utilização da carta de cobrança, que é direcionada apenas para o condômino inadimplente.

E o que não deve fazer de jeito nenhum?

  • A cobrança não deve ser vexatória; 
  • Nas assembleias que tratem do tema, não é necessário dizer em público quem são os devedores;
  • Nem pensar em colocar em áreas públicas os nomes dos inadimplentes. Esta medida pode ser alvo de processos por danos morais. 

Cobrança segura

Segundo a advogada em direito condominial, Danielle Nunes de Brito, é possível e legal divulgar as unidades dos inadimplentes nos boletos, balancetes e nas assembleias de condomínios.

Ela ressalta que a proibição é a divulgação das mesmas informações em quadros de avisos, jornais internos ou qualquer outro meio que exponha o devedor de qualquer forma a situação vexatória ou com o objetivo de constrangê-lo.

O ideal, de acordo com a especialista, é a cobrança via notificação extrajudicial ou judicial. E alerta “as consequências de uma cobrança indevida é que o condomínio pode responder por uma ação judicial de danos morais”.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Departamento Jurídico do Secovi Rio de Janeiro, a jurisprudência vem sendo firme na hora da decisão de não considerar os atos de cobrança dos gestores condominiais passíveis de gerar indenização.

O argumento é o de que a administração condominial tem a obrigação de comunicar a todos a situação financeira do local.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com a inadimplência nos condomínios

Dessa forma, colocar no balancete a relação das unidades que não efetuaram o pagamento da cota condominial não pode ser considerado uma prática desrespeitosa.

A pesquisa levantou dados que apontam que o judiciário estadual do Rio de Janeiro, por exemplo, tem decidido pela legalidade do ato ou pela inexistência de dano moral ao condômino que teve a unidade mencionada no balancete.

Abaixo os principais embasamentos:
  • É dever do condomínio informar aos condôminos detalhes da administração que vem sendo realizada, portanto, configura exercício regular de direito.
  • A afixação do balancete, com o número dos apartamentos inadimplentes, sem indicação dos nomes dos condôminos inadimplentes, não configura dano à honra desses.
  • O condômino que não cumpre as suas obrigações não pode se queixar quando ficar registrado, em balancete, o seu débito e quando os outros condôminos reclamarem dessa inadimplência.

Mas o sindicato chama atenção e lembra que antes de incluir no balancete uma unidade como devedora, ou mesmo levar o assunto para uma assembleia, é indispensável que não reste qualquer dúvida quanto ao não-pagamento da cota. Isso porque, a cobrança indevida da taxa pode gerar responsabilidade de indenização.

MyCond+

Síndico de primeira viagem?

Comece hoje nosso curso online gratuito

Descubra tudo que a MyCond+ pode
oferecer ao seu condomínio.

Fale agora com nossa equipe de especialistas
ou preencha o formulário:

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do nosso time.

Nosso propósito é muito claro: transformar o condomínio dos nossos clientes em um melhor lugar para conviver! Desde 2017, desenvolvemos ferramentas digitais que melhoram a comunicação entre síndicos, moradores, administradoras e prestadores de serviços. Estamos em constante aperfeiçoamento, desenvolvendo soluções que impactam diretamente na vida das pessoas. O time da MyCond+ é composto de diferentes áreas para promover um ambiente de trabalho diversificado, criativo e inovador, com desenvolvimento de software web e mobile, design de produtos digitais, atendimento comercial, suporte a usuários, contábil, jurídico e técnicos.

Se você é uma pessoa que tem interesse em trabalhar remotamente, se interessa por tecnologia, se sente confortável com autogestão e um ambiente em constante evolução, a MyCond pode ser para você.

Compartilhe conosco seu currículo e áreas de interesse através do e-mail:
vaga@mycond.com.br

Imprensa

MyCond+, um hub de soluções para o seu condomínio.

Além de oferecer o mais bem avaliado aplicativo condominial, segundo a Play Store, a MyCond agora é uma plataforma completa de serviços digitais para condomínios. O hub de serviços MyCond+ ofecere ferramentas digitais para síndicos, administradoras e empresas de controle de acesso em uma plataforma de contratação sob medida…

Privacidade

Política de Privacidade

Nossa política de privacidade busca informar aos nossos usuários sobre como os dados pessoais são coletados e o que é feito com eles.

Termos de Uso

A seguir é possível consultar os termos de uso do usuário para o nosso aplicativo. É fundamental que esteja de acordo com estes termos para utilizar as nossas soluções.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp