Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Planejamento estratégico para seu condomínio. Aprenda o passo a passo!

Você sabe que precisa implementar um planejamento estratégico no seu condomínio para obter sucesso, mas não sabe como começar? O planejamento estratégico é essencial para promover a saúde e a estabilidade de um condomínio.

O objetivo deste artigo é lhe mostrar o passo a passo do planejamento estratégico e ajudar você a implementar o mesmo para garantir o  sucesso.

O que é o planejamento estratégico?

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta usada por grandes empresas, tendo como finalidade o alcance dos objetivos previstos.

No condonímio ele pode ser um guia, no qual o síndico terá a oportunidade de buscar orientação para solucionar problemas administrativos, alcançando todos os objetivos da melhor maneira possível.

LEIA TAMBÉM: Dicas para evitar crise na gestão financeira dos condomínios

Identificar os objetivos

O primeiro passo para o planejamento estratégico é identificar os objetivos e metas do condomínio. Estas devem ser específicas, mensuráveis, realistas e de curto e longo prazo.

Algumas metas a serem consideradas são: controle de custos, eficiência operacional, questões relacionadas a segurança, satisfação dos moradores e desenvolvimento de políticas eficazes.

Definir tarefas

Depois de estabelecer as metas, é preciso definir as tarefas necessárias para alcançá-las. Estas devem ser divididas nas tarefas primárias e secundárias.

As primárias são tarefas essenciais e urgentes que exigem atenção imediata. Já as secundárias são tarefas não tão urgentes, mas com grande importância.

Recursos

Cada tarefa tem um conjunto de recursos necessários que devem ser considerados. Esses recursos são tanto materiais quanto humanos, e podem incluir desde funcionários, equipamentos, serviços contratados, materiais e mais.

É importante considerar os custos dos recursos necessários e ver se é viável ter tudo isso na fase de planejamento.

LEIA TAMBÉM: Transparência na prestação de contas de condomínios

Organização de tarefas

Depois que os recursos estiverem definidos, é necessário estabelecer uma ordem entre as tarefas. Esta ordem, também conhecida como fluxograma, alinha as tarefas e promove a execução mais eficaz de todas as atividades.

Monitoramento

Mesmo após a execução das tarefas, é necessário monitorar o processo para garantir que os objetivos estabelecidos sejam cumpridos. O uso de ferramentas econômicas, como a análise de tendências, ajudará você a manter o andamento e o resultado das tarefas.

Melhoria Contínua

O processo de melhoria contínua é outra ferramenta essencial de planejamento estratégico. Esta etapa visa acompanhar o andamento do planejamento e aplicar melhorias sempre que necessário.

O objetivo é garantir que as metas sejam atingidas e que os problemas sejam corrigidos rapidamente.

Planejamento da equipe

O desenvolvimento da equipe é outra etapa importante no planejamento estratégico. É preciso determinar a melhor maneira de alocar os recursos humanos.

Além disso, é preciso definir as responsabilidades de cada um e assegurar que todos os membros estejam alinhados e motivados.

LEIA TAMBÉM: Condomínios pequenos podem fazer gestão própria da prestação de contas

Análise dos riscos

É preciso identificar e avaliar os riscos associados ao planejamento estratégico. Ou seja, ter conhecimento de possíveis ameaças, como possíveis retornos financeiros, políticas, relacionamentos, mudanças de leis e tecnologia.

Avaliação

A última etapa do planejamento estratégico é a avaliação do trabalho realizado. É necessário verificar se as metas foram alcançadas e o que deu certo e o que não deu.

O feedback dos moradores e funcionários também ajudará a avaliar se o planejamento estratégico foi eficaz.

Após a leitura deste artigo, esperamos que você tenha adquirido conhecimento suficiente para implementar um planejamento estratégico eficaz para o seu condomínio.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona ou qual a melhor solução para o seu condomínio, clique aqui e tire dúvidas online com nosso especialista condominial.