Se você se pergunta sobre como funciona o Seguro Condomínio, você está no lugar certo. Esta matéria vai ajudar a esclarecer como a cobertura deste seguro se diferencia do Seguro Residencial, bem como fornecer outras informações relevantes. Confira!
Com a verticalização das grandes cidades, o Seguro Condomínio se tornou mais comum. Trata-se de um serviço distinto do Seguro Residencial, com propósitos de proteção exclusivos.
O seguro pode ser contratado para prédios ou condomínios de casas. Ele tem como objetivo proteger os bens e os interesses dos condôminos. Esta forma de seguro costuma cobrir as despesas com reparos, reformas e possíveis danos coletivos causados pelo condomínio, bem como libertar os síndicos das responsabilidades e preocupações caso alguma dessas despesas ocorram.
Neste guia, abordaremos os principais aspectos do seguro condominial, seu objetivo, as regras que o regem e as vantagens de se contratar um. Se você deseja conhecer melhor este tipo de seguro, leia o artigo até o final e fique por dentro de tudo.
O que é Seguro Condominial?
Seguro condominial é o tipo de seguro que cobre despesas com reformas, reparos e danos em condomínios. De forma geral, os condôminos custeiam o seguro condominial e, caso alguma despesa ocorra, a seguradora dará o respaldo necessário para cobrir todas as despesas.
É muito importante entender que, diferentemente de outras seguros, o seguro condominial é contratado pelo condomínio como um todo, e não por cada proprietário individualmente.
LEIA TAMBÉM: Conheça 5 importantes seguros para condomínios
Quais são as regras do Seguro Condominial?
Existem algumas regras que regem o seguro condominial. A seguradora pode exigir que todos os condôminos compartilhem as responsabilidades, como por exemplo cada um pagar parte da apólice.
Em alguns casos, o seguro condominial pode ter uma cláusula exigindo que os condôminos contratem serviços de prevenção de danos para evitar o possível ocorrência destes.
O Seguro Condominial é obrigatório?
Sim, é obrigatório por lei. Segundo a Lei dos Condomínios, em seu Artigo 13, a edificação deva ser coberta de um seguro, incluindo tanto as unidades autônomas quanto as partes comuns, a fim de protegê-la de possíveis danos por incêndio ou outros eventos catastróficos.
Esse pagamento anual dessa apólice se inclui nas despesas ordinárias do condomínio e, consequentemente, cabe ao síndico a tarefa de fazê-lo cumprir.
Benefícios de ter um Seguro Condominial
Um dos maiores benefícios de contratar um seguro condominial é a segurança e tranquilidade que ele proporciona ao condomínio. Desta forma, ele estará protegido contra eventos inesperados e despesas inesperadas, fornecendo uma certa tranquilidade e segurança.
LEIA TAMBÉM: Conheça os erros mais comuns ao contratar seguro condominial
Além disso, esta segurança também garante que o valor do condomínio não desvalorize com o tempo e os condôminos aproveitem ao máximo o investimento que fizeram.
Como escolher o melhor Seguro Condominial?
Antes de optar por um plano, avalie as necessidades do condomínio para conhecer as coberturas mais importantes. Examine diferentes seguradoras, compare as opções de cobertura e preço para achar o melhor custo-benefício. Leia avaliações e depoimentos dos clientes para garantir que está investindo em uma seguradora de credibilidade comprovada.
Se você está em dúvida, peça ajuda de uma administradora de condomínios. Ela irá auxiliar na escolha do melhor plano de acordo com as necessidades do seu condomínio, verificando as melhores ofertas de cobertura.
O seguro condominial é fundamental para garantir a proteção de todos os bens e interesses dos condôminos. Além disso, ele ajuda a evitar preocupações e responsabilidades desnecessárias caso alguma das despesas ocorra, e é uma excelente maneira de garantir que o dinheiro esteja protegido em caso de necessidade.
Alguns dos principais benefícios de contratar este seguro são a proteção contra danos ou despesas inesperadas, garantia de que o valor do condomínio não desvalorize e segurança para que os condôminos possam aproveitar o investimento feito.
LEIA TAMBÉM: Tudo sobre seguro obrigatório de condomínios
Se você tiver dúvidas sobre como funciona ou qual a melhor solução para o seu condomínio, clique aqui e tire dúvidas online com nosso especialista condominial.