SETEMBRO AMARELO: como realizar campanha no condomínio

26 de agosto de 2022
Por Blog MyCOND

Os condomínios têm o hábito de realizar CAMPANHAS em algumas datas específicas. Neste mês de setembro destaque para o SETEMBRO AMARELO. Momento de debater um tema ainda tabu na sociedade, a saúde mental e a prevenção ao suícido.

Para se ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Súde, um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo.  E ele é a segunda causa de morte mais comum entre jovens de 15 a 29 anos.

Mas, a boa notícia é que os suicídios são preveníveis. Por isso mesmo todos devem se envolver em prol dessa campanha. 

No condomínio, por exemplo, é possível inserir a campanha do SETEMBRO AMARELO de diversas formas na rotina condominial.Vamos saber como nessa nova postagem.

LEIA TAMBÉM: Dicas para manter a HARMONIA dentro do condomínio

ESTRATÉGIAS

A prevenção só será efetiva por meio de estratégias mais efetivas. E como uma grande quantidade de brasileiros vivem em condomínios, a realização de campanhas no local se torna uma oportunidade e tanto para se trabalhar a conscientização em massa. 

Entre as estratégias que podem ser adotadas estão:

Cartazes, folhetos e comunicados 

A informação é extremamente importante quando falamos de prevenção do suicídoo e importância do tratamento das doenças mentais. Por isso, o condomínio pode ajudar nessa disseminação de informações, divulgando, por exemplo, as redes de apoio governamentais disponíveis através do CVV, o Centro de Valorização da Vida.

O CVV é recomendado pelo Ministério da Saúde especialmente para o momento de desespero. O atendimento é sigiloso e a escuta é acolhedora e respeitosa. Em todo país, são mais de cinco mil voluntários que oferecem algumas horas da semana para atender telefonemas, responder chat online, e-mail, ou receber pessoalmente quem procura ajuda. 

Além do chat online no site https://www.cvv.org.br/, é possível ligar gratuitamente no número 188, que está disponível 24h por dia. 

Pode baixar modelos de cartazes, cartilhas e folhetos:

https://www.setembroamarelo.com/

Promova eventos

Que tal buscar profissionais da saúde mental no próprio condomínio e convidá-los para falar sobre o assunto em um final de semana? Pode-se pensar em um evento atrativo, com participação de outros fornecedores de serviços, como cabeleireira, maquiadora, nutricionistas, tudo com o intuito de atrair o máximo de pessoas possíveis.

Na programação pode ainda ter uma caminhada ou um passeio ciclístico em família. E que tal chamar os jovens para criarem cartazes, afinal de contas, são eles um dos públicos mais afetados. 

Existe ainda a possibilidade de fechar parcerias com órgãos governamentais que também, neste período, estão preocupados em divulgar a CAMPANHA.

LEIA TAMBÉM: Conheça as leis sobre barulho em condomínios

Uso do lacinho  

Estimule o uso dos laços amarelos ao longo da campanha. Deixe uma cestinha na recepção com as fitas, para que todos possam se apropriar de uma e utilizar. Essa prática, além de despertar a atenção, ainda contribui para a conscientização. 

Treinamento de funcionários

O treinamento dos funcionários pode fazer a diferença na detecção de desvios comportamentais no ambiente condominial. A ideia é prepará-los para estarem atentos a desvios de comportamento, preparo no de primeiros socorros e de como tratar e gerenciar tentativas de suicídio;

Como ajudar e o que não fazer nestes casos em prol do Setembro Amarelo?

Abaixo algumas ações fundamentais para ajudar alguém que está passando por um momento difícil na vida, veja só:

  • ouvir, demonstrar empatia e ficar calmo;
  • ser afetuoso e dar o apoio necessário;
  • levar a situação a sério e verificar o grau de risco;
  • perguntar sobre tentativas de suicídio ou pensamentos anteriores;
  • explorar outras saídas para além do suicídio, identificando outras formas de apoio emocional;
  • conversar com a família e amigos imediatamente;
  • remover os meios para o suicídio em casos de grande risco;
  • contar a outras pessoas, conseguir ajuda;
  • permanecer ao lado da pessoa com o transtorno;
  • procurar entender os sentimentos da pessoa sem diminuir a importância deles;
  • aceitar a queixa da pessoa e ter respeito por seu sofrimento;
  • e claro, demonstrar preocupação e cuidado constante.

O que não fazer

Saber o que não fazer é tão importante como saber o que fazer. Já ouviu aquele ditado “quem não quer ajudar não atrapalhe? Então atenção para não alimentar ainda mais os sentimentos da pessoa que precisa de ajuda. 

  • Ignorar uma situação de uma pessoa com pensamentos suicidas;
  • Demonstrar pânico, ficar em choque ou ficar envergonhado por algum comportamento;
  • Também não diminua a dor da pessoa dizendo que “tudo vai ficar bem”, sem ao menos fazer com que isso aconteça;
  • Não faça com que o problema se pareça uma bobagem;
  • Pare de fazer promessas que você não pode cumprir;
  • Não julgue as pessoas por seus atos;
  • Por fim, Não deixe essas pessoas sozinhas em nenhum momento.

Se você está precisando de ajuda, não exite em pedir! Você não está sozinho!

MyCond+

Síndico de primeira viagem?

Comece hoje nosso curso online gratuito

Descubra tudo que a MyCond+ pode
oferecer ao seu condomínio.

Fale agora com nossa equipe de especialistas
ou preencha o formulário:

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do nosso time.

Nosso propósito é muito claro: transformar o condomínio dos nossos clientes em um melhor lugar para conviver! Desde 2017, desenvolvemos ferramentas digitais que melhoram a comunicação entre síndicos, moradores, administradoras e prestadores de serviços. Estamos em constante aperfeiçoamento, desenvolvendo soluções que impactam diretamente na vida das pessoas. O time da MyCond+ é composto de diferentes áreas para promover um ambiente de trabalho diversificado, criativo e inovador, com desenvolvimento de software web e mobile, design de produtos digitais, atendimento comercial, suporte a usuários, contábil, jurídico e técnicos.

Se você é uma pessoa que tem interesse em trabalhar remotamente, se interessa por tecnologia, se sente confortável com autogestão e um ambiente em constante evolução, a MyCond pode ser para você.

Compartilhe conosco seu currículo e áreas de interesse através do e-mail:
vaga@mycond.com.br

Imprensa

MyCond+, um hub de soluções para o seu condomínio.

Além de oferecer o mais bem avaliado aplicativo condominial, segundo a Play Store, a MyCond agora é uma plataforma completa de serviços digitais para condomínios. O hub de serviços MyCond+ ofecere ferramentas digitais para síndicos, administradoras e empresas de controle de acesso em uma plataforma de contratação sob medida…

Privacidade

Política de Privacidade

Nossa política de privacidade busca informar aos nossos usuários sobre como os dados pessoais são coletados e o que é feito com eles.

Termos de Uso

A seguir é possível consultar os termos de uso do usuário para o nosso aplicativo. É fundamental que esteja de acordo com estes termos para utilizar as nossas soluções.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp