4 tecnologias aliadas no combate a covid-19

O “bum” da variante ômicron fez os casos da covid-19 disparar novamente em todo o mundo. Em muitos locais as restrições começaram a ser retomadas para conter a disseminação do vírus, assim como a busca por soluções para tornar o dia a dia menos difícil. E nesse último ponto algumas tecnologias seguem ajudando.

Nos condomínios, por exemplo, a tecnologia pode auxiliar de diversas formas. Ela pode estar presente tanto na realização de assembleias como na utilização de áreas comuns, acesso e otimização de gestão. Colaborando assim para a segurança de todos e ainda no trabalho do síndico.

LEIA TAMBÉM: Pandemia exige perfil tecnológico dos síndicos

Vamos conhecer algumas dessas tecnologias que estão fazendo a diferença nos condomínios neste período pandêmico.

ASSEMBLEIA VIRTUAL

A assembleia virtual faz parte da vida dos condôminos desde o início da pandemia. Ela pode ser realizada pelo site ou aplicativo do condomínio, a exemplo do MyCond, via software ou app da administradora. E pode ser alinhada ainda a ferramentas de plataformas de videoconferência, a exemplo do Zoom e Google Meet.

LEIA TAMBÉM: Dicas para preparar uma assembleia virtual

O aplicativo MyCond conta com a ferramenta de ASSEMBLEIA VIRTUAL. E os condomínios podem realizar as reuniões e votações com toda segurança.

O app consegue fazer auditoria dos votos, só permite um voto por unidade e de condôminos autorizados, como: responsáveis financeiros, por procuração e adimplentes. Os votos podem valer por unidade ou por fração ideal. Tudo feito pelo app.

CONTROLADORES DE ACESSO

Existem várias tecnologias criadas para ajudar no controle de acesso de um condomínio de forma mais automatizada e com o menor contato possível, já que podem dispensar o uso de chaves físicas e oferecer ainda a opção de entrar no condomínio através do reconhecimento facial, mesmo usando máscaras.

Algumas delas são ainda mais direcionadas a esse momento de pandemia. Existem no mercado tecnologias que fazem medição de temperatura na hora do acesso ao condomínio. Imagine então, reconhecimento fácil com máscara, que pode impedir o acesso sem o item de segurança, e ainda medição de temperatura. Uma ajuda e tanto no controle de acesso do espaço com segurança.

Para os moradores, as chaves comuns e digitais podem ser trocadas pelas tags de acesso, que podem ser usadas como chaveiro, e que abre uma porta ou portão, apenas aproximando do leitor. Cada Tag possui um código único, por isso seu uso é indicado em áreas internas e externas ao condomínio.

LEIA TAMBÉM: Vantagens de adotar um aplicativo de controle de acesso

O toque na maçaneta também pode ser dispensando com o acionador de abertura, muito utilizado nos portões internos, após acesso de liberação. Com essa tecnologia as portas são abertas sem precisar tocar em um botão, com a aproximação o sensor faz todo o trabalho. Diminuindo acesso a possibilidade de contaminação por contato.

ARMÁRIOS INTELIGENTES

Os armários inteligentes são um exemplo de inovação que viabiliza o recebimento de encomendas à distância. E por evitar contato tem sido demandado neste período pandêmico.

Esses equipamentos são desenvolvidos como alternativa segura e moderna que permite receber, armazenar, notificar e distribuir as encomendas, são armários inteligentes e automatizados e muitas vezes estão associados aos condomínios que utilizam portaria remota.

Ao realizar uma compra pela internet, o envio deve ser feito normalmente para o seu endereço. Uma empresa que fornece o serviço, a Aster, aponta como funciona o processo.

LEIA TAMBÉM: Conheça as tecnologias mais demandadas pelos condomínios na pandemia

Primeiro o entregador, ao chegar ao condomínio, acessa uma tela, como um caixa eletrônico de um banco. Nessa interface, ele escolhe seu apartamento e, em seguida, seleciona um tamanho de porta para colocar a encomenda. Automaticamente um compartimento que esteja vazio se abre para que ele deposite o produto.

As portas têm sensores informatizados, por isso, depois que elas se fecham, o sistema confirma e emite o comprovante de entrega, que vale como assinatura, tanto para os Correios como para outras transportadoras.

Após o processo, o morador recebe uma notificação de que sua encomenda chegou, com um QR Code que permitirá a abertura da porta. Todo o processo ocorre com muita privacidade e segurança, sem a presença de um funcionário do condomínio.

APLICATIVOS PARA GERENCIAMENTO

Distribuição de boletos, comunicações e registros eletrônicos de manutenções e entregas. Essas são algumas ações que fazem parte do cotidiano de condomínios e que também tiveram que ser adaptadas.

LEIA TAMBÉM: Dicas para escolher o melhor aplicativo condominial

Todas elas podem ser geridas através de aplicativos condominiais, como o MyCond, ajudando assim o síndico em todo o controle de maneira virtual e os condôminos que recebem tudo eletronicamente: sem papel e sem contato. Praticidade e segurança.

Com apenas alguns cliques, aplicativos para smartphones oferecem aos condomínios e seus moradores várias funcionalidades, como pasta de prestação de contas digital, envio automático de e-mails, reservas e agendamento de espaços, notificação de comunicados via push, e-mail, whatsapp e mensagens para o celular, entre outros.