Por assunto

Financeiro

Administrativo

Segurança

Social

Por perfil

Condomínios

Administradoras

Síndicos profissionais

Moradores

Conheça tecnologias de controle de acesso em condomínios

Hoje, mais do que nunca, a atenção tem sido voltada para as tecnologias de controle de acesso dentro dos condomínios. Tanto por causa da pandemia, como por causa da segurança, em meio a tantas notícias de assaltos e violência.

Nesse cenário, o mercado tem apostado cada vez mais em desenvolver soluções eficientes e tecnológicas de controle de acesso para portarias condominiais. Alinhando assim segurança, praticidade e redução de custos.

Em meio às várias opções e às necessidades de cada condomínio, a decisão de escolha da melhor tecnologia pode ser difícil. Por essa razão apresentamos nesta postagem algumas sugestões para ajudar na tomada de decisão.

RECONHECIMENTO FACIAL

A tecnologia de leitura de rostos é recente, mas tem se popularizando cada vez. Podemos encontrá-la, por exemplo, em desbloqueios de smartphones, nos filtros do Instagram e até na identificação de pessoas em aeroportos.

Agora a tecnologia também chegou em condomínios, como uma solução eficiente para os espaços que buscam oferecer maior segurança no controle.

Os leitores faciais podem ser instalados em qualquer local que seja necessário, a exemplo das áreas de entrada e saída de pedestres, assim como na de acesso de veículos e de admissão em áreas comuns (piscinas, academias, brinquedoteca, etc.).

LEIA TAMBÉM: Vantagens de adotar um aplicativo de controle de acesso

Por causa do aumento exponencial na oferta dessas ferramentas, é possível encontrar o serviço a preços acessíveis. Por isso mesmo ele entra como um forte candidato para controle de acessos no condomínio.

Um outro benefício do serviço está na realização e captação de registros sobre quem entrou e saiu de um espaço. Essa ferramenta possibilita que a segurança investigue incidentes, caso aconteçam.

Pandemia

Neste período pandêmico os dispositivos se tornaram também ferramentas de grande relevância para promover a segurança sanitária. Como os condomínios são locais com grande circulação de pessoas, a tecnologia pode atuar visando a redução de contato. Isso porque elas funcionam sem a necessidade de toque.

Além disso, a evolução do reconhecimento facial foi tão rápida, que alguns equipamentos já fazem a aferição de temperatura e também conseguem fazer o reconhecimento facial mesmo com o indivíduo utilizando máscara. 

BIOMETRIA DIGITAL

Já utilizada com muita frequência, a biometria digital, por ser um sistema que capta características únicas dos usuários, é considerada uma das ferramentas mais seguras que podem ser adotadas para o condomínio, assim como o RECONHECIMENTO FACIAL.

Ela também facilita a vida do condomínio com a geração de registros tanto dos moradores como colaboradores, monitoramento os horários de acessos.

Em muitos desse sistemas existe o diferencial do cadastro do “dedo de pânico”. Uma função que alerta a equipe de segurança do condomínio, caso o morador ou visitante estejam em perigo. Opção que não é possível, por exemplo, no RECONHECIMENTO FACIAL.

LEIA TAMBÉM: Portaria remota e a automatização dos condomínios

A atenção do síndico ou administrador deve estar voltada na qualidade do sistema de biometria digital que pretende adquirir. Existem no mercado equipamentos de menor custo que possuem uma alta taxa de falha na leitura, o que acaba tornando a solução em um problema.

Pandemia

Neste período de pandemia o recurso não e bem visto. Já que exige o contato direto com o equipamento. Nos casos dos locais que já tem instalado o sistema, a opção é ter álcool em gel nas mãos para que seja utilizado logo após utilizar a biometria.

QR CODE

O QR Code é recente, mas já está sendo bastante utilizado. Neste sistema uma chave de acesso é gerada por meio de um código que possui validade e pode ser utilizado na entrada ou saída do morador.

Uma grande vantagem desta modalidade de acesso é que ela é uma ferramenta que pode ser utilizada por visitantes e prestadores de serviço, através do envio do código pelo morador.

Para especialistas, a tecnologia não é tão segura como as que utilizam características únicas do usuário, mas ela pode ser reforçada inserindo outras ferramentas de segurança, como a de reconhecimento facial, para validar se o proprietário do QR-Code é realmente a pessoa que está usando, garantindo mais segurança aos moradores e visitantes.

Essa tecnologia também fica em desvantagem da biometria pois não permite ferramentas de proteção, como o acionamento do botão de pânico.

Pandemia

O sistema de QR Code tem sido bem visto neste período de pandemia e bastante utilizado. Já que ele também evita o contanto físico. A pessoa só precisa encostar o código no leitor e pronto! Entrada liberada. Uma das tecnologias de controle de acesso que tem sido procurada.

APLICATIVO CONTROLE DE ACESSO

Entre as muitas opções existentes hoje no mercado, estão os aplicativos. Eles possibilitam que tanto a administração quanto os moradores consigam liberar, agendar, compartilhar e bloquear acessos tudo pela palma da mão e de qualquer lugar, utilizando smartphones ou tabletes.

Sem falar na possibilidade de monitorar em tempo real a permanência do visitante. São vantagens que jamais seriam possíveis sem a ajuda da tecnologia e que proporcionam segurança, agilidade e comodidade aos moradores. E ainda otimizam a gestão do síndico promovendo satisfação.

E o grande diferencial, é que ele consegue reunir todas as tecnologias citadas acima.

Uma palavra que todos gostam “economia”. A adoção de um app de controle de acesso também auxilia na economia do condomínio. O local pode economizar, por exemplo, na contratação de funcionários.

Sem falar que existem sistemas no mercado com um ótimo custo-benefício e de barata manutenção.

LEIA TAMBÉM: Reduza em até 72% os custos operacionais do condomínio

Pandemia

Vale lembrar que as soluções sem contato assumem hoje um papel muito mais importante quando pensamos na propagação de doenças virais como o novo coronavírus. Sem contato, sem contaminação.

LEIA TAMBÉM: CORONAVÍRUS: Como as funcionalidades do MyCond podem reduzir riscos de contaminação

Conheça o MyCond

O aplicativo MyCond oferece uma variedade de tecnologias de controle de acesso e pode ser instalado no celular de síndicos, moradores e funcionários.

Para contratar o serviço e ter mais informações, lembrando que o aplicativo também pode ser adaptado para associações, entre em contato com o comercial pelo WhatsApp 11 99661-7940 ou pelo e-mail comercial@mycond.com.br.

LEIA TAMBÉM: NEGÓCIO DIGITAL: Aplicativo Condominial cresce durante pandemia