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Benefícios da digitalização condominial

A chegada de novas tecnologias no mercado condominial tem ajudado os empreendimentos no processo de digitalização. Para além de uma comodidade, hoje, para grandes condomínios clubes, as soluções tecnológicas são indispensáveis.  

Imagine centenas de espaços de lazer. Como organizar as reservas? Imagine centenas de apartamentos. Como administrar as entregas? Sem falar em toda a parte burocrática e administrativa.

Hoje, a tecnologia chega para somar, e possibilitar que muitos processos sejam digitalizados sobrando assim, mais tempo, para que a administração se dedique a um atendimento mais personalizado e cauteloso. 

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Separamos algumas tendências e soluções que podem fazer a diferença no processo de digitalização de um condomínio. Sempre visando o bem estar do síndico e setor administrativo e dos moradores. 

Cadastros em nuvem

A nuvem é um espaço para armazenamento de dados em um “disco virtual”, onde é possível compartilhar pastas e arquivos, e assim eliminar os tradicionais dispositivos de armazenamento. Com isso, se elimina os eventuais riscos que o uso desses dispositivos físicos de armazenamento de dados carregam, como a perda de dados por um problema no hardware ou no software ou mesmo por adulteração causada por vírus.

A utilização dessa tecnologia pode ter aplicações ainda mais amplas em condomínios. O uso de nuvens nesses contextos auxiliam administradores na preservação de banco de dados tanto do condomínio quanto dos condôminos e podem ser uma excelente ferramenta capaz de facilitar o dia a dia tanto da gestão quanto dos condôminos.

É importante lembrar que é responsabilidade do condomínio a proteção dos dados de prestadores de serviço, moradores e visitantes. Assim, o uso da portaria virtual, onde os dados armazenados na nuvem têm sua confidencialidade protegida pela empresa contratada para o monitoramento e o controle de acesso, também é um ponto positivo.

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Armários inteligentes

Os armários inteligentes são um exemplo de inovação que viabiliza o recebimento de encomendas à distância. Esses equipamentos são desenvolvidos como alternativa segura e moderna que permite receber, armazenar, notificar e distribuir as encomendas, são armários inteligentes e automatizados e muitas vezes estão associados aos condomínios que utilizam portaria remota.

De forma simples, a encomenda é depositada em um dos armários disponíveis; em seguida, o morador recebe uma notificação por aplicativo; esse mesmo app informa ao morador qual o armário e o código de desbloqueio. O mais legal é que a pessoa pode fazer essa retirada quando e no horário que puder.

Comunicação assertiva 

Que tal disponibilizar um chat condominial, simples e prático, para ajudar a integrar os moradores e permitir que pequenas questões sejam resolvidas, sem depender da intervenção do síndico. 

Nada de grupos de zap. Com a tecnologia certa, a exemplo do aplicativo MyCond, você consegue uma comunicação mais rápida e assertiva com a administração, sem precisar se expor em grupos de WhatsApp e nem precisar ir até a administração, ou ficar ligando para o síndico.

A digitalização também permite um mural de avisos virtual, semelhante a um feed de notícias de redes sociais, em que todos recebem os comunicados condominiais.

Uso de soluções sustentáveis

A tecnologia também pode estar a favor de medidas sustentáveis dentro dos condomínios. Ações que vão ajudar o meio ambiente e também ajudar a economizar algumas contas.

Por exemplo, o seu condomínio pode ficar de olhos em inovações como:

  • sensores de presença para desligar as luzes automaticamente; 
  • painéis fotovoltaicos para geração de energia; 
  • aproveitamento de energia termossolar para aquecimento da água;
  • sistema de captação e reaproveitamento de água das chuvas.

Controle de acesso

Hoje o que se tem mais usado quando falamos de digitalização do controle de acesso, tem relação com a tecnologia da portaria remota.

Essa solução faz o monitoramento de entradas e saídas de moradores e visitantes através de um profissional remoto, que utiliza um circuito de câmeras estrategicamente localizadas, assim como sistema de voz e de sensores de presença conectados via internet a uma central de monitoramento.

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Ou seja, quando alguém toca o interfone, quem responde é o operador da Central, que acompanha virtualmente o local durante 24 horas do dia, como se estivesse presente na guarita.

Para quem é morador, o acesso pode ser feito por meio de controles, tags, biometria e até QR Codes. No caso deste último é também bastante utilizado para a liberação de convidados. O condômino pode gerar por meio de um aplicativo um QR Code de acesso e enviar ao visitante.

A segurança é um dos pontos fortes desse sistema. Vale lembrar que todos os registros como vídeos e ligações são gravados de forma remota e registrados em sistema, permitindo que o acesso de qualquer pessoa no condomínio seja rastreado.

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