À primeira vista, a cobrança individual é extremamente mais atrativa e reflete uma maneira justa de distribuição e consumo

,

Cobrança coletiva de tarifa de água: revisão de tese pelo STJ

28 de janeiro de 2022
Por Blog MyCOND

*Por Danielle Nunes de Brito*

Quem mora em Condomínio já deve estar acostumado com uma dessas duas formas de cobrança da tarifa de água: i) Cobrança individual, no qual o sistema de distribuição de água afere o consumo de cada unidade, permitindo o pagamento somente do que foi consumido pela própria unidade; ii) Cobrança coletiva, no qual o consumo da água é dividido igualmente entre os condôminos, independente do uso de cada unidade.

À primeira vista, a cobrança individual é extremamente mais atrativa e reflete uma maneira justa de distribuição e consumo, não é verdade? Entretanto, nem todos os condomínios vinham sendo construídos e entregues com o sistema de individualização, contando com um hidrômetro em cada unidade autônoma e, portanto, a segunda forma de cobrança ainda é muito utilizada atualmente.

LEIA TAMBÉM: HORA DE ECONOMIZAR! Vantagens na individualização de água e gás

Vale dizer que a Lei n.  13.312, de 12 de julho de 2016, alterou a Lei n. 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, tornando obrigatória a medição individualizada do consumo hídrico nas novas edificações condominiais. Dessa forma, a partir de Julho de 2021 (já que a vigência da lei se deu apenas 5 anos após a sua publicação, as novas edificações condominiais devem adotar padrões de sustentabilidade ambiental que incluam, entre outros procedimentos, a medição individualizada do consumo hídrico por unidade imobiliária.

Dito isso, voltemos à análise das edificações antigas, que ainda utilizam do sistema de medição e cobrança da tarifa de água de maneira coletiva nos Condomínios[1].

Em 2010, o STJ firmou entendimento, através do Tema 414, de que “não é lícita a cobrança de tarifa de água no valor do consumo mínimo multiplicado pelo número de economias existentes no imóvel, quando houver hidrômetro único no local. A cobrança pelo fornecimento de água aos condomínios em que o consumo total de água é medido por único hidrômetro deve se dar pelo consumo real aferido”.

LEIA TAMBÉM: INDIVIDUALIZAÇÃO ÁGUA: obrigatoriedade começa a valer em 2021

Entretanto, por unanimidade, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai revisar o referido entendimento firmado, com o objetivo de “estabelecer a forma de cálculo da tarifa progressiva dos serviços de fornecimento de água e de esgoto sanitário em unidades compostas por várias economias e hidrômetro único, após a aferição do consumo, definindo-se a legalidade do critério híbrido”.

A matéria foi admitida na corte em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, pois, ainda que a maioria das decisões seja no sentido de que a progressividade deve ser calculada conforme o número de economias, há entendimentos de que a progressividade deve ser aplicada sobre a faixa de consumo final.

Após o pronunciamento do STJ, a decisão terá efeito erga omnes, ou seja, para todos, aplicação integral em todo o território brasileiro quando se tratar do tema. É uma resposta aguardada por todos que atuam na seara condominial e será de grande valia para definir qual a forma correta de cobrança coletiva nos condomínios.

LLEIA TAMBÉM: Ajude o síndico a evitar desperdício de água

Todavia, acredito que seja válida a análise por parte dos síndicos acerca da viabilidade de implantação do sistema de cobrança individual nas unidades. Cabe ao representante solicitar orçamentos com empresas especializadas em individualização de água e levar o tema a uma assembleia para discussão e aprovação por quórum específico. Com a mudança feita, todo o condomínio deverá acatar o novo modo de cobrança, pois a decisão da assembleia é soberana, como já sabemos.


[1] Nesse ponto, importa salientar que estamos tratando unicamente das unidades autônomas, uma vez que o consumo das áreas comuns será sempre dividido entre todos os condôminos.

*Danielle Nunes de Brito: Advogada, graduada pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em Direito Imobiliário e Condominial e Direito Empresarial; Professora da Plataforma Online Brasil Jurídico, com cursos nas áreas; Palestrante. Instagram: @daniellenbrito

MyCond+

Síndico de primeira viagem?

Comece hoje nosso curso online gratuito

Descubra tudo que a MyCond+ pode
oferecer ao seu condomínio.

Fale agora com nossa equipe de especialistas
ou preencha o formulário:

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do nosso time.

Nosso propósito é muito claro: transformar o condomínio dos nossos clientes em um melhor lugar para conviver! Desde 2017, desenvolvemos ferramentas digitais que melhoram a comunicação entre síndicos, moradores, administradoras e prestadores de serviços. Estamos em constante aperfeiçoamento, desenvolvendo soluções que impactam diretamente na vida das pessoas. O time da MyCond+ é composto de diferentes áreas para promover um ambiente de trabalho diversificado, criativo e inovador, com desenvolvimento de software web e mobile, design de produtos digitais, atendimento comercial, suporte a usuários, contábil, jurídico e técnicos.

Se você é uma pessoa que tem interesse em trabalhar remotamente, se interessa por tecnologia, se sente confortável com autogestão e um ambiente em constante evolução, a MyCond pode ser para você.

Compartilhe conosco seu currículo e áreas de interesse através do e-mail:
vaga@mycond.com.br

Imprensa

MyCond+, um hub de soluções para o seu condomínio.

Além de oferecer o mais bem avaliado aplicativo condominial, segundo a Play Store, a MyCond agora é uma plataforma completa de serviços digitais para condomínios. O hub de serviços MyCond+ ofecere ferramentas digitais para síndicos, administradoras e empresas de controle de acesso em uma plataforma de contratação sob medida…

Privacidade

Política de Privacidade

Nossa política de privacidade busca informar aos nossos usuários sobre como os dados pessoais são coletados e o que é feito com eles.

Termos de Uso

A seguir é possível consultar os termos de uso do usuário para o nosso aplicativo. É fundamental que esteja de acordo com estes termos para utilizar as nossas soluções.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp