A energia solar está se tornando cada vez mais popular e, com as leis sendo aperfeiçoadas, está tornando-se ainda mais atraente para condomínios. Mas, por que instalar painéis solares? Vale a pena o investimento?
Este artigo abrange todas as informações sobre o assunto, desde o que é energia solar até quais são as principais mudanças em um condomínio que a instalação pode provocar, a fim de que você consiga decidir se compensa instalar e aproveitar os benefícios da energia solar.
O que é energia solar?
A energia solar é definida como energia que é gerada a partir dos raios solares, armazenada em painéis solares e transformada em energia elétrica ou aquecimento. Os principais componentes de um sistema de energia solar são painéis solares, inversores, baterias e cabos.
Os painéis solares são montados no telhado ou no chão e absorvem a luz do sol, armazenando-a como energia elétrica para uso posterior. O inversor converte essa energia em energia AC, que é a energia que você compra da fornecedora de energia. As baterias armazenam essa energia para que ela possa ser usada à noite, quando o sol não está disponível.
LEIA TAMBÉM: Ações para um condomínio mais sustentável
Taxação energia solar 2023
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados propôs adiar as regras de taxação da geração distribuída (GD) de energia solar para 2024. Caso ela passe a valer, ainda será vantajosa a instalação?
A introdução de uma nova tarifa sobre a energia solar não impede que o modelo de produção de energia solar se mantenha viável em condomínios, visto que muitos deles conseguem aproveitar a energia gerada em áreas comuns.
Segundo especialistas, ademais, a energia solar segue sendo altamente lucrativa, apresentando uma economia média de 90% nas despesas com energia elétrica, tornando-se, assim, uma opção de grande valor.
Vantagens da energia solar
Existem muitas vantagens na instalação de energia solar em condomínios.
Uma das principais vantagens é a economia de dinheiro. Ao contrário da energia proveniente de fontes não renováveis, a energia solar é renovável, o que significa que você estará economizando dinheiro com a redução na conta de luz, pois você estará usando e reutilizando a energia que você armazenar em suas baterias. Além disso, você pode vender o excedente de energia que produzir para a fornecedora de energia.
Outra vantagem é a redução da pegada de carbono. A principal fonte de energia na maioria das partes do mundo ainda é gerada a partir de combustíveis fósseis, como carvão, gás e petróleo. Ao usar a energia solar, você estará contribuindo para a redução do efeito estufa e contribuindo para a redução do aquecimento global.
Mudanças em um condomínio
A instalação de energia solar em um condomínio traz também mudanças na estrutura do condomínio. Por exemplo, todos os residentes podem usar a energia solar. Isso significa que os sistemas de energia solar terão que ser adequadamente dimensionados para fornecer energia suficiente para todos os residentes.
LEIA TAMBÉM: Dicas para a gestão do lixo nos condomínios
Além disso, os condomínios terão que aderir às novas leis para que o sistema de energia solar seja totalmente aceito de acordo com as normas legais.
Estas leis incluem a implementação de regras sobre a quantidade de energia que os residentes podem usar, a taxação da energia e também a regulamentação dos sistemas de energia solar em condomínios.
Vale a pena?
A energia solar é uma excelente solução para condomínios, pois pode fornecer economia de custos e redução da pegada de carbono. As leis estão aperfeiçoando-se para aumentar a aceitabilidade dos sistemas de energia solar em condomínios, desde a regulamentação da quantidade de energia que os residentes podem usar até a cobrança de taxas para a manutenção do sistema.
Se você está considerando instalar um sistema de energia solar em seu condomínio, este artigo lhe será bastante útil para descobrir se é uma opção rentável.
Se você tiver dúvidas sobre como funciona ou qual a melhor solução para o seu condomínio, clique aqui e tire dúvidas online com nosso especialista condominial.