As pessoas adquirem imóveis para usufruir de um ambiente tranquilo e agradável. Porém, às vezes, o que elas encontram é o oposto. Muitos problemas podem surgir em um condomínio, e a maioria deles é causada por erros de administração.
Nesta nova postagem vamos conhecer os erros mais comuns. São eles:
Falta de comunicação
Muitos problemas surgem porque as pessoas não se comunicam. É importante ter um canal de comunicação eficiente entre o administrador e os moradores. A escolha desse canal também deve ser importante, para evitar ruídos e conflitos. Grupos de WhatsApp, por exemplo, não são muito indicados. Sistemas como o MyCond possuem canais próprios e eficientes.
Falta de planejamento
Outro erro comum é a falta de planejamento. É importante ter um plano de ação para lidar com os problemas de forma eficiente.
Ignorar os problemas
Muitos administradores ignoram os problemas, o que pode agravá-los. É importante ser proativo e tratar os problemas assim que eles surgirem.
Falta de organização
A falta de organização também pode levar a problemas. É importante manter o condomínio organizado e limpo.
Não seguir as regras
As regras do condomínio devem ser seguidas por todos, incluindo o síndico.Ignorar as regras pode causar problemas e atrapalhar o funcionamento do condomínio.
Como o digital pode ajudar na administração de condomínios
O digital pode ajudar na administração de condomínios de diversas formas. Um software de gestão de condomínios, por exemplo, pode ser extremamente útil. Ele pode auxiliar na comunicação, organização e tomada de decisões. A exemplo da MyCond, que hoje atua como HUB de Inovações Condominiais.
LEIA TAMBÉM: Benefícios da digitalização condominial
Além disso, o uso de tecnologias pode ajudar muito a melhorar a eficiência do condomínio. Abaixo o exemplo de tecnologias que podem fazer a diferença na gestão administrativa do condomínio.
Controle de acesso
O controle de acesso é uma das tecnologias mais importantes para a segurança de um condomínio. É responsável por gerenciar o acesso de pessoas e veículos ao condomínio. O controle de acesso pode ser feito por meio de catracas eletrônicas, leitores de biometria e de código de barras.
LEIA TAMBÉM: Vantagens de adotar um aplicativo de controle de acesso
Sistema de CCTV
O sistema de CCTV é um sistema de monitoramento e gravação de vídeo. Ele é usado para a segurança do condomínio e para a investigação de crimes. O sistema de CCTV é composto por câmeras, gravadores de vídeo e monitores.
Controle de estacionamento
O controle de estacionamento é uma tecnologia usada para gerenciar o estacionamento de veículos em um condomínio. Ele pode ser usado para autorizar ou bloquear o acesso de veículos ao estacionamento. O controle de estacionamento pode ser feito por meio de catracas eletrônicas, leitores de biometria e de código de barras.
Sistema de incêndio
O sistema de incêndio é uma das tecnologias mais importantes para a segurança de um condomínio. Ele é responsável por detectar, controlar e extinguir incêndios. O sistema de incêndio é composto por detectores de fumaça, alarme, sprinklers e mangueiras.
Sistema de intercomunicação
O sistema de intercomunicação é uma tecnologia usada para comunicar entre os apartamentos de um condomínio. Ele permite que os moradores se comuniquem entre si e com o porteiro. A exemplo dos interfones.
Sistema de automação residencial
O sistema de automação residencial é uma tecnologia usada para gerenciar os sistemas de um condomínio. Ele pode ser usado para ligar e desligar luzes, controle de temperatura e sistemas de segurança. O sistema de automação residencial é composto por um controle remoto, sensores e atuadores.
LEIA TAMBÉM: Conheças as atribuições de uma administradora de condomínios
Sistema de gerenciamento de energia
O sistema de gerenciamento de energia é uma tecnologia usada para gerenciar o consumo de energia elétrica de um condomínio. Ele pode ser usado para monitorar o consumo de energia, para diminuir ou aumentar a capacidade de geração de energia e para cobrar pelo consumo de energia. O sistema de gerenciamento de energia é composto por um painel de controle, um registrador de consumo de energia e um medidor de energia.
Sistema de irrigação
O sistema de irrigação é uma tecnologia usada para regar as plantas de um condomínio. Ele pode ser usado para controle automático ou manual da irrigação. O sistema de irrigação é composto por um programador, um timer, um aspersor e um mangueira.