Reduzir a taxa de condomínio nem sempre é tarefa fácil, pois na maioria das vezes, o resultado somente é possível com o comprometimento dos condôminos.

,

5 estratégias para reduzir a taxa condominial

9 de julho de 2021
Por Blog MyCOND

Em um momento tão difícil em que todo o mundo vive, com uma pandemia, crises econômicas, dificuldades financeiras, falar em reduzir custos é sempre uma boa pedida. Quem vive em condomínios precisa arcar com uma despesa adicional que é a taxa condominial. Um valor que anualmente sobe e pouco se fala em redução. Mas é possível diminuir essa despesa que tem pesado mais do que nunca nos bolsos dos consumidores?

Uma resposta positiva para essa pergunta pode ser o sonho dos condôminos e o desafio de síndicos e administradores. E neste período de pandemia a cobrança é ainda maior e a tentativa de redução também precisa de mais esforço.

As cobranças são de moradores que se veem com problemas financeiras, já a dificuldade de redução ocorre porque os moradores estão mais em casa e consequentemente gastando, por exemplo, mais água (um custo que em alguns condomínios está incluído na taxa condominial).

LEIA TAMBÉM: Saiba como reduzir despesas fixas dentro do condomínio

Reduzir a taxa de condomínio nem sempre é tarefa fácil, pois na maioria das vezes, o resultado somente é possível com o comprometimento dos condôminos. Mas, um síndico organizado que escolhe estratégias e ferramentas corretas, consegue diminuir os custos e gerir melhor o condomínio.

Nesta postagem você vai conhecer algumas iniciativas, que se colocadas em prática, podem ajudar a reduzir a taxa condominial.

1 – Conscientização

Pode parecer um tema batido, mas conscientização é sempre o primeiro passo dentro do condomínio e uma das principais estratégias. No caso de locais que não tem individualização da água, destacar a importância da economia neste consumo pode ter um impacto significativo nos custos, o que pode refletir na redução da taxa condominial. Afinal de contas a água está entre os maiores gastos de um condomínio.

2 – Fornecedores

Pesquisar, pesquisar, cotar e cotar. Nunca é demais buscar fornecedores que ofereçam serviços com melhores preços (claro, não deixando a qualidade de lado, já que as vezes o barato pode sair caro). Com aqueles já fechados, vale também uma negociação.

Especialistas orientam fazer pelo menos três orçamentos antes de contratar um serviço ou adquirir algum bem para o condomínio.

3 – Manutenção

Manter as manutenções em dia pode ajudar o condomínio a reduzir os custos com obras mais caras. Já que elas dão uma garantia maior de segurança no local e evita consertos de última hora que costumam ter valores mais elevados.

LEIA TAMBÉM: Por que a manutenção predial deve ser realizada? 

Algumas dicas para manter uma rotina de manutenção preventiva:

  • Crie uma checklist de todos os equipamentos que precisam de manutenção no condomínio, como elevadores, bomba d’água, para-raios, extintores e portões eletrônicos. E siga o cronograma adequado de manutenção, de acordo com as recomendações dos fabricantes.
  • Fique atento aos itens cujo conserto pode representar uma despesa alta para o condomínio, como os elevadores e bombas d’água.
  • Busque realizar inspeções periódicas para identificar eventuais vazamentos de água e falhas na rede elétrica. 
  • Atenção redobrada para elementos estruturais, como mantas, lajes, paredes e colunas.

4 – Tecnologia

Já falamos muito por aqui como a tecnologia pode ajudar na redução, ela pode ser uma importante aliada dos condomínios ao trazer inovações que permitem reduzir custos. Abaixo alguns links com leituras que vão te ajudar a entender como existem possibilidades dentro do mundo tecnológico.

5 – Qualidade

Pequenas despesas podem gerar grandes custos. Repetindo, o barato pode sair caro. Por isso invista em produtos e materiais de maior valor agregado para que haja uma maior durabilidade e consequentemente a necessidade de menos manutenções.  

Entenda o cálculo da taxa condominial

A taxa condominial é definida a partir de um cálculo. Cada condomínio pode escolher a forma que melhor se aplica, tendo que constar na Convenção, mas aqui vamos trazer o exemplo sugerido pelo Código Civil.

Primeiro é feito uma análise da despesa total e da fração ideal, que é a área que cada apartamento ocupa, considerando a participação proporcional de cada unidade nas áreas em comum.

LEIA TAMBÉM: Saiba quais são as Taxas Condominiais

Ao calcular a proporção de cada unidade em relação ao total do condomínio (normalmente, abaixo de 1%) se encontra a variável pela qual se multiplicam as despesas totais, e assim chega ao valor que cada unidade deverá pagar.

Exemplo: “apartamento com área útil de 98,62 m2, área comum de 42,89 m2 e área total de 141,51 m2, correspondendo a fração ideal de terreno de 0,98340%”.

MyCond+

Síndico de primeira viagem?

Comece hoje nosso curso online gratuito

Descubra tudo que a MyCond+ pode
oferecer ao seu condomínio.

Fale agora com nossa equipe de especialistas
ou preencha o formulário:

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do nosso time.

Nosso propósito é muito claro: transformar o condomínio dos nossos clientes em um melhor lugar para conviver! Desde 2017, desenvolvemos ferramentas digitais que melhoram a comunicação entre síndicos, moradores, administradoras e prestadores de serviços. Estamos em constante aperfeiçoamento, desenvolvendo soluções que impactam diretamente na vida das pessoas. O time da MyCond+ é composto de diferentes áreas para promover um ambiente de trabalho diversificado, criativo e inovador, com desenvolvimento de software web e mobile, design de produtos digitais, atendimento comercial, suporte a usuários, contábil, jurídico e técnicos.

Se você é uma pessoa que tem interesse em trabalhar remotamente, se interessa por tecnologia, se sente confortável com autogestão e um ambiente em constante evolução, a MyCond pode ser para você.

Compartilhe conosco seu currículo e áreas de interesse através do e-mail:
vaga@mycond.com.br

Imprensa

MyCond+, um hub de soluções para o seu condomínio.

Além de oferecer o mais bem avaliado aplicativo condominial, segundo a Play Store, a MyCond agora é uma plataforma completa de serviços digitais para condomínios. O hub de serviços MyCond+ ofecere ferramentas digitais para síndicos, administradoras e empresas de controle de acesso em uma plataforma de contratação sob medida…

Privacidade

Política de Privacidade

Nossa política de privacidade busca informar aos nossos usuários sobre como os dados pessoais são coletados e o que é feito com eles.

Termos de Uso

A seguir é possível consultar os termos de uso do usuário para o nosso aplicativo. É fundamental que esteja de acordo com estes termos para utilizar as nossas soluções.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp